Começo do processo com envio do dossiê

30 de julho de 2009

Esperas e Incertezas



Estamos perto de completar 6 meses de espera na parte federal do processo de imigração!
Estamos muito ansiosos mesmo e nem sei mais o que pensar!!!
Para nós essa espera é super estressante pois temos filhos pequenos e imigrar no inverno com eles seria muito complicado, então estabelecemos um deadline próprio para saída do país ainda este ano mas, do jeito que as coisas se encaminham acho que só conseguiremos ir ano que vem... Quando demos entrada no processo sabíamos que ele é demorado e exige de nós muita paciencia e perseverança! Mas no nosso caso, em particular, como profissionais liberais autonomos, as coisas ficam ainda mais complicadas. Principalmente nesta etapa federal, pois não temos idéia de quando vamos ter uma resposta do consulado, não sabemos quando será tarde demais para começar a recusar trabalhos ou não, pois nesse interim, temos que, além de nos capitalizar, pagar as contas do fim do mês, e ainda não nos comprometer com clientes sem saber se poderemos dar-lhes a devida assistencia... Por esses e outros motivos esta espera tem nos tirado o sono e nos deixado angustiados...

24 de julho de 2009

Deadlines e humor nos tempos da espera

Gente, nada de pedido de exames, nem outras novidades, amanhã é o nosso primeiro deadline, 25/07/2009. Nosso e de muita gente, como o Renato que me disse que ligou hoje para o consulado e a Maura lhe disse que a próxima fase seria em um ou dois meses, haja...
Pois é estamos procurando novidades sobre os pedidos de exames para o pessoal de fevereiro e nada, nada nos foruns, nada nas listas de discurssão, nada enfim.
Hoje cruzei com o vídeo abaixo e lembrei de uma porção de listas que já acompanhei, sobre imigração ou não. Com a semana chegando ao fim, deadline chegando e nada de pedido de exames só um pouco de humor para levantar o moral.


20 de julho de 2009

"Brasileiros aproveitam política e viram 'imigrantes de luxo' no Canadá" Matéria no G1


Quem já deu entrada no processo já deve ter visto algumas reportagens da tv sobre a imigração, concordar já é mais dificil. O problema é que tudo que é apresentado, engenheiros motoristas de táxi profissionais de nível superior fazendo faxina, gente vivendo ilegalmente e coisas do tipo, é tão diferente do que nos conta quem já está por lá nos blogs e foruns.

Claro que alguns vão trabalhar fora da área de especialização mas tudo que é feito com dignidade vale. A verdade é que de nada adianta ser um profissional frustrado no Brasil, estudando para fazer um concurso público, se lamentando por ter seguido a vocação e não ter estudado direito e ser analista do STF. Quem é profissional liberal, pricinpalmente ligado à vendas conhece bem as reuniões semanais, ou diárias, onde todos são lembrados da posição instável e precária que ocupam na empresa.
Eu nem vou falar da violência que nos lembra da precariedade de nossa integridade física, de nossas vidas, de nossos filhos e das pessoas que amamos. Não é só o trabalho que buscamos é dignidade, justiça, igualdade, estabilidade, etc.

Mas voltando ao tópico principal deste post, acabo de ler uma reportagem no G1, que é um site ligado à Globo. O título é Brasileiros aproveitam política e viram 'imigrantes de luxo' no Canadá achei a matéria bem mais próxima do que lemos nos blogs e foruns e já no meio da matéria vi que incluíram o depoimento de Patrick do blog Rumo ao Sonho !!! e também da série de vídeos J'adopte un pays.
Que mudança, a imigração para o Canadá passa a ser um fato, e não mais uma matéria préfabricada por um repórter que não se deu ao trabalho de conferir a realidade ou quis criar alguma polêmica para ocupar as mentes dos telespectadores do Domingão do Faustão e programa do Gugu.

18 de julho de 2009

Brasileiro vice-campeão no Quebéc - Pedaladas


Como aconteceu com o Giro d'Italia vou agora dar a dica do Tour de France que está acontecendo de 4 a 26 de julho e pode ser visto ao vivo no site: tour-de-france.en -direct.france2 ou na tv5 a partir das 11 da manhã, ou pelo site Quebecois Évasion. Infelizmente não teremos brasileiros nesta prova, Murilo Fischer não foi escalado pela Liquigas, e Luciano Pagliarini assinou com um projeto que não saiu do papel.

Por outro lado temos boas novidades do ciclismo vindas do Quebéc, Otávio Bugarelli foi vice-campeão do Tour de Quebéc.



Otávio é da equipe Flying Horse-Suzano-Caloi e embarcou para o Canadá 3 de junho onde passará uma temporada até o início de agosto para capitanear a equipe Louis Garneau-Crocs-Chaussures-Suzano onde está tendo bons resultados em várias provas que participou, a próxima será a Montreal-Quebec, no dia 2 de agosto.



Torcendo por Otávio no Tour de Quebéc estava Jaqueline Mourão que mora próximo de onde ocorreu uma das etapas do Tour. Jaqueline que já representou o Brasil em 4 Olimpíadas agora trocou o mountain bike pelo esqui cross country e está se preparando para as Olimpíadas de Inverno de 2010 em Vancouver.
Jaqueline, que hoje está morando em Quebec, já sabia que durante seis meses a neve atrapalharia suas pedaladas, convencida pelo seu marido e teinador acabou investindo no esqui cross-country e adorou o esporte.



15 de julho de 2009

Pedido de exames, será que vem?

Gente, esta semana tivemos alguns posts polêmicos, alguns mais que outros, começou com o post do Bain de Niege, Controversias de informações, depois tivemos o do Nossa história... rumo ao Canadá, Pedido dos exames médicos, vem ou não vem?
Não podemos negar que nos preocupamos com estas informações, pois já estamos há cinco meses no processo federal, mas como não conhecemos o contexto em que estas informações foram passadas para estamos pagando pra ver. A verdade é que hoje ficamos mais tranquilos ao ver na comunidade Quero ir para Quebec, que alguém de fevereiro, como nós, recebeu ontem o pedido de exames.
Pensamento positivo e um pouco de bom humor:

14 de julho de 2009

Como se vestir para o inverno no Quebéc

Comment s'habiller en hiver au Canada ?
Completando os posts anteriores, Clip dos Cowboys Fringants e Onde comprar roupas de frio, em que falei das lojas de roupas para inverno, neste post falarei sobre o que usar e como.
Os exemplos mostrados são de roupas disponíveis no mercado brasileiro, mas como já disse antes o melhor é só comprar no Brasil o essencial, ou seja as duas primeiras camadas e por questão de preço e variedade comprar o resto das roupas de inverno ao chegar no Canadá.

Este post dá uma orientação em termos de frio máximo (baixas temperaturas e exposição prolongada), no entanto no dia a dia em uma semana das mais frias em que o frio fica entre -12º e -15º podendo chegar à -20 (temp. média durante o dia) e a exposição de no máximo 15 minutos(tempo suficiente pra pegar um ônibus ou trem) Dá para aguentar com muito menos, principalmente com as roupas compradas no Canadá que são mais eficientes.

O Princípio das Camadas
O princípio das camadas consiste em usar várias camadas de roupas, a camada mais próxima do corpo absorve e deixa passar o suor, esta camada deve ser trocada no fim do dia mesmo se parecerem secas, as camadas seguintes conservam o calor e protegem do vento.Este sistema além de proteger melhor pode-se remover, ou recolocar, cada camada e se adequar à temperatura do ambiente.

Primeira Camada:

Segunda pele, long johns, Underwear ou sous-vêtements.
São justas parecendo meias calças ou ceroulas, as mais adequadas são as feitas com fibras sintéticas, tipo dry-fit que tem a função de manter o corpo seco e absorver o suor afastando-o da pele.

CamisaCalças ou ceroulas




Luvas(Gants)Meias (Chaussettes, bas)



Segunda Camada:

Fleece ou Polartec

Serve para manter o calor do corpo, são roupas compostas de tecidos fibra sintética de polyester (lã polar), Polartec, Windstopper, Polarwarm, Microfleece, Pile, Thermotex, etc.

Se o frio não for muito intenso, e não tiver neve como segunda opção pode-se trocar por calça jeans e casaco de lã ou moletons.







FleecePolartec
Luvas (Gants)
Meias (Chaussettes)


Terceira Camada:

Corta Vento ou Anorak

Esta camada protege da água, da neve e sobretudo do vento, um casaco de lã é inútil sob efeito do vento.

Esta camada deve ser respirável e impermeável, geralmente é fabricada com Gore-tex. Este tecido deixa a umidade do corpo(suor) sair, mas a água não entra.


















Manteau à capuchon
Pantalon
Luvas (Gants)Botas (Bottes)


QuartaCamada:



Protegem do frio intenso e de longas exposições ao frio, possuem uma camada de Duvet ou penas de ganso. Este tipo de roupa pode ser alugado em excursões, estações de ski, etc.














ManteauMoufle ou mitaine


Camadas extras





















Gorro (Tuque)
Cachecol (Cache-cou)
Balaclava
(Cagoule)


Lista do que vestir para sair na neve.


-Dois pares de meias (chaussettes), se estiver muito frio, uma grossa e uma mais fina, sobrepostas.
-Conjunto de segunda pele (sous-vêtements chauds), que cubra braços e pernas, evite as de algodão.
-Pulover (pull) de lã ou Polartec
-Casaco de mangas longas (veste à manches longues)
-Calça (pantalon) ampla, estilo moleton
-Luvas (gants) de lã e Mitaines (luva sem dedos, só o polegar) sobrepostas
-Gorro (bonnet, tuque) de lã
-Cachecol (cache-cou)
-Botas de inverno (Bottes d'hiver)
-Calça e casaco, tipo ski ou snowboard

Outros:


Protetor solar (Crème solaire), no inverno os raios UV se refletem na neve.
Protetor labial (Baume pour les lèvres), para evitar rachadura nos lábios.
Óculos de sol (Lunettes de soleil ), o reflexo do sol na neve pode ser muito incomodo.
Creme hidratante (Crème hydratante), para o rosto.

Para quem leva uma câmara fotográfica quando estiver muuito frio (quand il faisait frêt) levar um agasalho para ela também.


Para conhecer os nomes algumas Roupas e acessórios em francês veja nosso post Francês em vídeo ou visite uma loja canadense especializada como a MEC.

13 de julho de 2009

Duplo Aniversário do processo


Nosso processo está aniversáriando duplamente esta semana, 12/7 cinco meses de processo federal e 15/7 um ano de processo.
Agora só falta o presente, quem sabe um belo pedido de exames. :)

11 de julho de 2009

Onde comprar roupas de frio (neve)

Enquanto esperamos o pedido de exames nossa previsão de chegada no Canadá vai se aproximando cada vez mais do INVERNO CANADENSE, achei prudente começar a pesquisar roupas para o inverno.
Tenho lido em vários blogs que não se deve comprar roupa de frio no Brasil, pois são muito caras ou não vai aguentar o frio, não é bem assim as roupas aguentam o frio mas comprar aqui só quando não se tem opção. As roupas no Brasil são mais caras e não temos as mesmas opções que encontraríamos no Canadá. E são muitas as opções baratas, tem brexós, tem a Village des Valeurs com casaco de couro e pele quase novo que sai por uns 15$, casacos por 19 dólares, algumas lojas que vendem roupas com pequenos defeitos ou pequenos consertos e também promoções.
No Brasil há opções, mas devemos considerar que não vamos comprar roupas para -25ºc, vamos comprar um conjunto de roupas para ir até metro, e do metro a alguma loja especializada. Para quem resolver ir em pleno inverno já pode sair daqui vestido adequadamente. A minha dica é procurar roupas de baixo em fibra polar, duas ceroulas em fibra polar e uma calça jeans dão conta de muito frio (-12º), mas não podem ser justas, o mesmo conceito serve para a parte superior do corpo, mas troquem a calça por um moleton pesado com capuz, é moleton não é muito chique, ok dá pra trocar por por algo mais na moda, mas tem que ser grosso proteger a cabeça e pescoço e não pode ser lã.
Com o aumento do número de excursões feitas para esquiadores, expedições e viagens a alta montanha (Aconcágua) ou locais muito frios, no Chile, Argentina e outros, foi criado um mercado para roupas de neve e hoje temos lojas no Brasil vendendo roupas muito boas capazes de enfrentar temperaturas como -20 e ventos de 100km/h.
Mas o é melhor pesquisar antes, peça a opinião de quem já conhece o frio, só compre o essencial e tenha certeza de saber o que está comprando para não levar gato por lebre.
Fiz uma lista de lojas que vendem material esportivo e roupas para neve, mas só as que vendem pela intenet, a Decathlon, por exemplo, ficou de fora.

Obs: alguns links podem não funcionar pois são links de promoções de verão.

Aguardem, em breve farei um post sobre as camadas de roupas.

Trilhas e Rumos
http://www.trilhaserumos.com.br/

Benenento
http://www.benevento.com.br/

Casa de Pedra
http://www.casadepedra.com.br/loja/

Pé na Trilha
http://www.penatrilha.com.br/

Loja de Inverno
http://www.lojadeinverno.com.br/

Equinox
http://lojadireta.locaweb.com.br/loja/equinox/

Arco e Flecha
http://www.arcoeflecha.com.br/

Genoa
http://www.guenoa.com.br/

Clip dos Cowboys Fringants

Quem tem acompanhado o nosso blog sabe da nossa preocupação com a proximidade do inverno e nossa provavel data de chegada ao Canada. Então resolvi postar este clip dos Cowboys Fringants para animar um pouco e dar início a uma série de posts sobre este assunto.
...Muito bom.


Tant qu'on aura de l'amour
LES COWBOYS FRINGANTS

Depuis qu'on a lâché prise
On voit de la couleur dans les zones grises
Il y a du bon dans la froidure de novembre
Elle nous permet de nou coller plus ensemble
Sous une couette
Tout nus pas d'bobettes

Tant qu'on aura de l'amour
De l'eau fraîche et de l'air pur
Un toit et puis 4 murs
Ce sera la joie dans not'cour

On apprécie les p'tites choses
Trop d'attentes vaines rendent la vie morose
À c't'heure si on a l'vent dans'face en partant
B'en on s'dit qu'on l'aura dans l'dos en rev'nant
Ou vice et versa
On s'badre p'us avec ça

Tant qu'on aura de l'amour
De l'eau fraîche et de l'air pur
Un toit et puis 4 murs
Ce sera la joie dans not'cour

On se plaint pas quand y mouille
C'est ça qui fait pousser nos plants de citrouilles
L'été on est heureux quand il fait très chaud
Car le soleil réchauffe nos coeurs d'artichauts
Comme je t'aime
Veux-tu que l'on sème

Tant qu'on aura de l'amour
De l'eau fraîche et de l'air pur
Un toit et puis 4 murs
Ce sera la joie dans not'cour

Tant qu'on aura de l'amour
De l'eau fraîche et de l'air pur
Un toit et puis 4 murs
Ce sera la joie dans not'cour

10 de julho de 2009

Exames feitos

Pegamos hoje o resultado dos exames (sumário de urina, VDRL, HIV e Raio x de toráx).
Seguindo o nosso cronograma marcamos uma consulta com nossos médicos para fazer um check-up geral, aproveitamos e pedimos uma recita para os exames pedidos pelo consulado. Lá no laboratório pedi que o laudo dos exames tivesse a assinatura do médico, e não apenas o carimbo ou assinatura impressa, então sempre ouvia a pergunta:
É pra concurso? E eu dizia: É... As vezes tinha uns mais curiosos. Correios, é? Não, é pra visto; haa, diziam.
Fiz também exame de grupo sanguineo que pedi com laudo assinado, o que eu tinha antes acho que perdi.
Agora vamos torcer que a espera não se prolongue mais e assim que chegar nosso pedido de exames marcamos a consulta e já vamos com os exames feitos para o consultório do médico.

6 de julho de 2009

Mudanças no Processo

Li hoje na comunidade do orkut sobre as mudanças no processo de imigração do Quebec e achei que vão restringir muito os domínios de formação aceitos para os diplomados fora do Quebec .
Aparentemente a malha está ficando mais fina e estas mudanças entrarão em vigor em 14 de outubro de 2009. Pelo texto ninguém vai ficar de fora da seleção, mas serão priorizados as profissões em demanda divulgadas nessa lista.
Pelo que entendi as profissões em demanda serão priorizadas e as outras profissões não serão descartadas o que não podemos prever é se terão o mesmo tempo de análise. A minha sugestão aos que ainda não deram entrada e não tem profissão na lista divulgada, é se apressem, pois a única coisa a seu favor vai ser a ordem de chegada!
Leiam a notícia no site do Ministério.


5 de julho de 2009

Musique Francophone





Nós já falamos aqui sobre o que assistir para ficar mais por dentro da cultura e do dia-a-dia do Quebec.
Na verdade eu não sou muito fã de assistir youtubes, eu prefiro mil vezes escutar músicas a assistir noticiários. Só me rendo a assistir, se o vídeo for muito engraçado e mesmo assim a contra-gosto...
Há tempos nós fizemos (ele fez) uma gravação de duas rádios francofonas: Frequènce Caribou (quebecois) e Radio Blagon (français), dividimos em faixas (e dividiu sozinho, ele é um anjo...) fizemos um CD pro carro e colocamos nos mp3 players para curtir durante o dia a dia e tentar entender o sotaque difícil dos Quebecoises...
Há tempos eu escutava uma música, do CD, tentando entender qualquer palavra para descobrir quem era o cantor, o nome da música a letra e finalmente hoje consegui!
Mesmo sendo um estilo de música que normalmente não me interessaria, escutei até ficar azul (e amei, muito mesmo, cada instante!) O cantor é: Sylvain Cossette e a música Reste si tu veux * e aqui voce pode ver a letra.
Sylvain é quebecois clicando no nome dele voce vai na página oficial e quem estiver no Canadá poderá assisti-lo, ao vivo, pois a agenda dele este ano está cheia de shows na província!
*Só achei isto no youtube, não é o vídeo é uma sequência de imagens extremamente bregas, que eu desaconselho veementemente, se possível, se afaste da tela do computador e apenas escute a música :D
Durante a pesquisa para o post criei o playlist ao lado e coloquei essa música logo na primeira da lista!
Profitez-en!!

4 de julho de 2009

Tempo de deslocamento

Começando a considerar a escolha de um local para se estabelecer encontrei este mapa que mostra o tempo necessário para chegar ao centro de Montreal vindo dos banlieus, pena que não inclui Brossard/Longueil que é uma cidade que nos interessa, claro que a proximidade de uma estação de metro ou trem é muito importante, principalmente no inverno.

3 de julho de 2009

Boas notícias

Parece que agora vai, já nos antecipamos e pedimos aos nossos médicos os exames de laboratório (Raio-x do tórax, Sorologia HIV e Sifilis (VRDL), Sumário de urina.). Esperamos ganhar tempo e seguir nosso cronograma. Depois de tanta espera ganhar tempo é ótimo e alguns exames são bem demorado e temos que pegar-los pessoalmente.
Esta semana ficamos muito felizes sabendo que o pessoal cuja a parte federal começou em janeiro está, finalmente, recebendo os pedidos de exames médicos. Somos de fevereiro e estamos torcendo que o nosso não demore muito pra chegar.
Hoje pela manhã fui pegar o resultado da prova do Dalf que eu fiz, passei, estou muuuito feliz. Minha nota geral foi 67,5/100.
A minha nota mais baixa foi na prova de produção oral, nesta prova o candidato lê dois textos e faz uma apresentação oral. Eu já imaginava que não seria fácil pois a professora que aplicou a prova, uma brasileira, foi a mesma com quem alguns anos fiz uma prova de nível, para escolha da turma na Aliança, esta bendita professora me colocou numa turma super básica, resultado, um mês depois pulei dois estágios e considerando as notas que tirei me dei muito bem na turma nova.
Agora estamos mais tranquilos para continuar a esperar e já planejar as próximas ( e nada fáceis) etapas de nossa imigração.