Começo do processo com envio do dossiê

31 de outubro de 2009

Apelez 911

Daqui a dez dias vamos por os pés no Canadá, dia 9-11 embarcamos, será que já está na hora de surtar, de chamar o 911? Quem não surtou não surta mais, que não dá mais tempo, ainda tem muito o que fazer, muito para arrumar, para se desfazer ou colocar nas malas.

Aos poucos começamos a esquecer a ansiedade com a espera pelos vistos e já pensamos na viagem, em tudo e todos que vamos deixar, sentir a tristeza misturada com esperança. Pensar naqueles que não vamos rever nem tão cedo. E na vida que começaremos em breve.

É umas vida que se passa a limpo.

Agora corre que o tempo não para e há muito o que fazer.

29 de outubro de 2009

Retirada dos passaportes

Finalmente ACABOU, ou será que está prestes a começar?

Nossos passaportes estão com os benditos vistos, mas nós não estamos com os passaportes. Hã?
Pois é, para quem por um acaso tiver olhado o nosso timeline terá visto algo estranho:
29/10/2009 - Retirada dos passaportes com os vistos.
01/11/2009 - Recebimentos dos passaportes com os vistos.
acontece que pedimos a uma amiga que está em SP para pegar os nossos passaportes e como ela volta para Recife dia 01 só então teremos nossos lindos vistos em mãos.

Estávamos roendo unha, arrancando os cabelos e pelas nossas contas os passaportes não viriam a tempo, chegariam talvez no dia da viagem ou um dia depois, isso porque as correspondências do consulado estavam levando 7 dias para chegar por aqui, como o visto ficou pronto hoje e considerando que o consulado não deve postar todos os dias, nossos passaportes provavelmente só seriam enviados na terça dia 3 e 3+7...

Resolvemos então ligar para o consulado para tentar agendar a retirada dos passaportes pessoalmente, seria mais uma grande despesa mas não queríamos adiar ainda mais nossa ida. Nossos passaportes chegaram no consulado na segunda, 26/11, na terça já estávamos ligando para perguntar quando deveriam ficar prontos. A principio achávamos que o consulado insistiria em enviar pelos correios e não daria nenhuma informação, mas falando com a funcionária do consulado percebi que não éramos mais aquelas pessoas esperando os pedidos de exames médicos e perguntando sobre 1º deadline, nosso processo estava próximo do fim e algo no atendimento havia mudado.

Foi então que tive a idéia de perguntar se alguém poderia fazer a retirada dos passaportes e não houve problema algum só me pediram o nome de quem faria a retirada. Íamos pedir a nossa amiga que os enviasse por sedex, mas ela por um acaso voltaria pra Recife no domingo dia 1/11, não foi ótimo? Fomos informados que na sexta dia 30 não haveria expediente mas que faltava pouco para finalizar o processo, na quinta feira ligamos e nos pediram para ligar a tarde. A tarde ligamos e já estavam prontos, mas só poderiam ser retirados entre 15h e 16h. Mais que depressa falamos com nossa amiga em SP.

Ter amigos é tudo de bom, a noite ligamos na maior ansiedade e nos deliciamos ouvindo cada pequeno detalhe.

Este mês de outubro vai ficar em nossa memória, foram muitas alegrias e ansiedades, listas e mais listas do que fazer e ainda temos muito pela frente, nossa casa está um desordem total, nosso quarto está abarrotado de malas, mas vamos em frente e em breve vai estar tudo pronto.
E que chegue logo novembro com nossos passaportes e com os primeiros passos de nossa caminhada em terras canadenses.

Para ligar para o consulado:
0xx 11 5509 4343

23 de outubro de 2009

De Proa para o Norte

Nós estamos de proa para o norte, mas já o nossos passaportes estes estão indo para o sul, sudeste para ser mais exato. Hoje enviamos os passaportes pelo sedex e como eu já havia dito no post anterior eles provavelmente chegaram no sábado e o consulado estará fechado.

Tenho conversado com amigos e muitos me perguntam se para visitar o Canadá precisa de visto e como fazer para conseguir. Fui no site do consulado e vi que deve-se preencher alguns formulários e pagar taxas, mas para cidadãos de alguns países não é necessário pedir um visto, pode haver alguma exigência, deve-se consultar o site da embaixada canadense do país para confirmar.

Esta burocracia não é nada novo para nós, mas para quem vai convidar a vovó não é muito fácil, hoje falei com a Dulce que já esteve por lá como turista e ela me deu a dica que todo processo pode ser encaminhado através da agência de viagens. Dei uma pesquisada e achei algumas informações muitos sites com informações

Segue abaixo uma lista da documentação necessária

Documentação para visto de turismo canadense

A - ORIGINAIS:

Passaporte com validade mínima de 07 meses;
Passaporte anterior, se possuir;
02 fotos 3x5 recente. (validade mínima de 06 meses);
01 formulário assinado conforme o passaporte;
01 formulário adicional assinado conforme o passaporte;

B- TUDO CÓPIA (NÃO PRECISA AUTENTICAR; ORIGINAIS NÃO SERÃO DEVOLVIDOS ):

Uma cópia de carteira da Carteira de Identidade (ambos os lados).
Cópia do Imposto de Renda completo e recibo (pessoa física);
Cópia dos 03 últimos holerites ou pró-labores;
Cópia da carteira de trabalho (partes de contrato) ou contrato social + alterações;
Extratos bancários atualizados.
Comprovação de sua inscrição em uma instituição de ensino brasileira (se você for estudante).
Última atualização dos documentos de constituição da empresa com indicação da conta bancária empresarial (se você for empresário);

- Se estiver indo visitar alguém (amigo, parente) , carta convite + e
cópia da prova de "status" da pessoa que vive no Canadá.(Obrigatório)
- Quando o titular da documentação de renda não for o requerente,
deverá apresentar carta de custeio

Não incluir: documentos das escrituras de propriedades, faturas dos serviços de utilidade pública, extratos dos cartões de crédito.

Caso haja alguma dúvida o agente de vistos pode exigir uma entrevista que a critério deste oficial, pode ser feita por telefone ou pode ser exigido que você compareça pessoalmente ao Consulado.

Resumindo: É só ir a um agente de viagens e este vai se encarregar dos tramites e orientar no que for necessário.
 

22 de outubro de 2009

Chegaram os pedidos de passaporte

Finalmente chegaram os pedidos de passaporte, uuuufaa!
Nossos exames chegaran em TT dia 02/10 e os pedidos foram postados dia 15/10, levou uma semana para chegar aqui mas finalmente chegaram.
Ainda estamos preocupados pois não sabemos se os passaportes poderam chegar a tempo por aqui, estamos até pensando em ir a SP deixar pessoalmente os passaportes e esperar serem devolvidos.

E lá vamos nós!

19 de outubro de 2009

KD o carteiro

Este processo de imigração ainda mata um ...do coração, de gastrite ou como dizem por aqui, dos neuvos.

Faz 17 dias que nossos exames chegaram em TT e até agora os pedidos de passaportes não chegaram, mas os preparativos continuam. Muita gente fala em frio na barriga por causa da proximidade do dia da viagem, a gente nem pensa nisso, é sério! Só pensamos em quando vão chegar os pedidos de passaportes, por que está demorando tanto, será que os passaportes chegaram antes da data marcada para a viagem, quando abriremos a conta no HSBC e o aluguel de nosso ap aqui? Passamos horas olhando os timelines e fazendo todo tipo de projeção, 10 dias para isso, 15 para aquilo...

As vezes penso que eu queria ver a primeira neve, em outras palavras eu queria chegar antes de começar a nevar. E mais um dia passou (leia-se mais um carteiro), não aguentamos e ligamos para o consulado. Minha esposa me disse que desta vez seria eu que falaria, pra variar e por que com ela nunca dava certo. Peguei o telefone, sabe o garotinho que vai pedir para namorar com a menininha, todo tato do mundo, o negocio é não ser expulso nos 5 do 1º tempo, por fim soube que já foi postado, mas não puderam me informar quando.

O carteiro só passa por aqui a tarde, depois da ultima remessa do sedex, então se chega na quinta só podemos enviar na sexta e indo na sexta chega no sábado quando o consulado não recebe, o envelope volta e é entregue na segunda, isso nos aconteceu com a entrega da parte federal e não foi nada engraçado.

E as providencias estão sendo tomadas, fomos ao HSBC abrir nossa conta, mas é um pouco mais complicado do que pensávamos, temos que mandar vários documentos e só depois de analisados é que vão nos dizer se podemos ou não abrir nossa conta. Mas não estamos com pressa pois não queremos abrir a conta sem os vistos nas mãos. Como estavamos lá mesmo resolvemos pagar logo a taxa de residência e nos garantir contra outra greve.

E podemos dizer: o carteiro não passa mais a caravana segue.

15 de outubro de 2009

E novamente esperando



O titulo tá legalzinho, mas também poderia ser "Parece que tá tudo no esquema. Mas tô sentindo cheiro de problema."

Acontece que nosso pedido de passaportes ainda não chegou e nossos exames médicos chegaram em TT faz 13 dias. Até pode parecer pouco mas estamos querendo viajar daqui a 25 dias, o que não é muito tempo, entre as tantas coisas que devemos fazer está o pagamento das passagens e se os pedidos não chegarem hoje vamos ter que adiar novamente pois a reserva das passagens vai expirar amanhã.

Além da compra das passagens tem a abertura da conta no banco, venda móveis, carro e outras coisas, e sempre esbarramos na grande questão: fazer ou esperar pela certeza que nos dará o pedido de passaportes, esperar ou adiantar e garantir a data da viagem? ...e o inverno chegando.

A espera está difícil novamente, sei que alguns, não muitos, até já esperaram mais que a gente, mas 15 meses é um tempão, e para nós o deadline está sendo a chegada do inverno.

Acho que agora só vamos ficar tranquilos quando pusermos os pés no Canadá, isso se não ficarmos uma hora esperando nossa bagagem aparecer na esteira, se a imigração não estiver em greve, o aeroporto não for interditado, sei lá! Estou exagerando, né? Talvez, mas a espera está tão no subconsciente que quando paro no sinal ou estou em uma fila esperando, por um milesegundo me passa pela cabeça: será que vou esperar aqui por meses, qual é o deadline, será que terei que ligar para a Maria João?

Então não foi hoje, mas pode ser amanhã, e assim vamos levando e assim se passaram 15 meses, aprendemos muito, conhecemos muita gente boa, mas está chegando a hora de passar a página, terminar uma vida e começar outra.

12 de outubro de 2009

Empacotando

Dica para quem gosta de uma pechincha: encontramos no Extra aqui em Recife, malas grandes (Largura + Altura + Comprimento=148cm) por R$60,00, claro que por este preço não garantimos a qualidade!! Aparenta ser frágil e para garantir que ela chegue inteira vamos embalar com Protect Bag que tem no Aeroporto ... Já tínhamos comprado mais quatro outras mais resistentes e um pouco maiores, mas não tão baratas...
Compramos e aprovamos Space Bag da Polishop para embalar as roupas grossas e sacos de dormir que vamos levar é bastante útil. Existem vários modelos e o que compramos não foi este da foto e sim um menor de 80x55cm! A grande vantagem é que diminui o volume de forma absurda! O que eu achei ruim:
  1. Ter que embalar no dia da viagem pois, ele vai aos poucos enchendo de ar;
  2. Dificulta um pouco a arrumação da mala pois tudo desliza em contato com o plástico!
  3. É difícil de encher com as peças mais volumosas e manter a boa distribuição dentro dos sacos
Agora o difícil é saber o que vai e o que fica!

10 de outubro de 2009

Compra das passagens


Enquanto muita gente está recebendo os pedidos de exames médicos ainda esperamos os nossos pedidos de passaportes e estamos adiantando algumas providências, ...são muitas emoções. Já estamos com viagem marcada será para o dia 9/11 , no entanto ainda falta fazer o pagamento para a Air Canada.

O incrível da Air Canada é que toda vez que eu ligo descubro uma novidade então vou fazer um resumo de como comprar as passagens, segundo o que me informaram na última vez que eu liguei:

1. Fazer o Aeroplan

2. Entrar em contato com a central de reservas. Para fazer o pagamento a ligação deve ser feita até às 16:00.

Central de Vendas e Reservas Air Canada
No Brasil: (11) 3254-6630
Na América do Norte: 1-888-247-2262
e-mail: reservasbrasil@aircanada.ca.

3. Preencher o fomulário de autorização de débito no cartão

4. Enviar o formulário por fax com cópia frente e verso do cartão de crédito e de uma identidade onde conste assinatura e cpf do titular do cartão.

É aconselhável chegar em São Paulo ao menos 2 horas antes do voo para Toronto e reservar algumas horas entre o voo até Toronto e a conexão para Montreal ou Quebéc.

O avião que vai para Toronto é um 2-3-2, ou seja, tem 2 cadeiras nas janelas 3 no meio, para quem vai com filhos é bom prever onde cada um vai ficar.

As malas que podem ser levadas são 3 mesmo, sauf que, a terceira é uma cortesia que é concedida apenas à imigrantes. Pelo que entendi mesmo quem comprar em agencia pode ligar para a Air Canada e recebera o direito a uma mala extra, mas esse direito não é reconhecido pela TAM então preparem-se para pagar mala extra, (ou qualquer outra surpresinha). Conclusão das 3 malas permitidas pela Air Canada a TAM só deve aceitar duas e a terceira será volume extra então o melhor é adequar a terceira à mala padrão de vôo doméstico, assim não haverá risco de ter que pagar mala extra e excesso de peso.

5 de outubro de 2009

Apartamentos para alugar

Quando iniciamos o processo nossa distração era consultar os anúncios e sonhar com nosso novo lar no Quebec, mas na prática como é difícil, achar um ap perto de uma estação de metro já não é fácil receber uma resposta do locador é algo muito difícil ou demorado.
Até já percebi pelos anúncios que é difícil saber se a pessoa fala francês ou inglês pois não é raro encontrar erros bem bobos, tipo: "everys apartements".

Enquanto esperamos resposta de uma porção de sites, claro que estamos
abertos à sugestões e se alguém conhecer um bom 4 1/2 temporário disponível é só deixar um comentário no blog.

Por enquanto sigo enviando mensagens como essa abaixo ,às agencias. Dependendo do ap. incluo ou retiro alguns detalhes.

Hello.
I am interested by your offer. I am searching for a two bedrooms apartment for four persons (a couple, with two small children).
I wonder if your apartment wil be available for the month of____, at which price and which is the nearest subway station?
Could you also tell me if the apartment is all furnished equipped, and if an Internet conexion is included?
Could you send me some more photos please?

Sincerely,
_______
Bonjour,

Je suis intéressé par votre offre. Je recherche un logement pour quatre personnes, un couple et deux petits enfants.

Pourriez-vous m'indiquer si votre appartement será disponible pour le mois de ___, à quel prix et quelle est la station de métro la plus proche ? Pourriez-vous aussi m'indiquer si le logement est toute equipé et mueblé et si le cable et l'internet sont inclus ?
Pourriez-vous m'envoyer plus de photos?

En vous remerciant par avance,

______

2 de outubro de 2009

Os exames chegaram em Trinidade e Tobago

Depois de um longo périplo, ansiosamente seguido por nós, eles chegaram lá e foram recebidos, esperamos que com carinho, por C. Greene.

Agora podemos voltar ao nosso posto de tocaia ao carteiro...