Começo do processo com envio do dossiê

28 de novembro de 2009

Pelas ruas de Montreal

O transito por aqui é algo que não dá pra imaginar quando se está no Brasil, aqui uma pessoa na rua tem o mesmo valor de um sinal, não existe sinal de pedestre, quando o sinal abre para os carros eles podem ir em frente mas só podem dobrar quando não houver pedestres atravessando e se não houver sinal pode atravessar a rua sem medo. Aqui carros, pedestres, bicicletas cadeiras motorizadas, motos, patins e outros tantos meios de transporte tem que obedecer as normas.

O pedestre aqui não pode tudo, ele pode ser multado se atravessar fora da faixa e não pode atravessar com o sinal aberto para os carros, quem for pego é multado mesmo.

Então resolvi fazer um pequeno tutorial pensando nas pessoas que não sabem que existe a versão brasileira de engenharia de trânsito

Faixa exclusiva para ônibus, lê-se faixa opcional para onibus.
Ciclovia, lê-se carroçavia, carrinho de pipocavia, etc
Sinal vermelho, lê-se sugestão de parada na via.
Posto de gasolina na esquina, lê-se atalho.
Guarda de trânsito, lê-se aplicador de multas.
Radar ou pardal, lê-se ou vai ser assaltado pelos bandidos, ou pelo Detran.
Portão de residência, lê-se estacionamento alternativo (se o pisca alerta estiver ligado pode, alias pode tudo)
Sinal de pedestre, o pedestre cansa de apertar o botão o sinal não abre ele passa de qualquer jeito mesmo e quando todos pedestres tiverem passado aí o sinal fica verde.
Algumas carteiras de identidade podem cancelar multas, dependendo da cara de pau do cidadão até a da OAB tá valendo, no bom e velho estilo "você sabe com quem está falando?"
Dos motoqueiros nem vou falar pois até já falei em um post antigo sobre um motoqueiro brasileiro no Canadá

Para quem chega o transporte é metro, onibus, trem e perna, mas poder olhar a paisagem e caminhar tranquilo não tem preço. Para quem ainda não está por aqui ter uma idéia fomos abordados na rua duas vezes e foi por duas senhoras idosas com presentes para nossos filhos, pra quem vem do Brasil fica só esperando aquela frase: agora faça uma contribuição, para isso ou aquilo.

Para ajudar ainda mais a andar pela cidade o sistema de transporte criou o site Tous Azimuts, neste site é só colocar o ponto de partida e o de chegada, ou mover em um mapa uma bandeirinha e o site mostra todo caminho a percorrer e todas as conexões necessárias.

E por aqui vamos aprendendo e explorando cada rua, cada bairo bem tranquilos, vendo muito de tudo, muita diversidade muita coisa nova a cada dia e assim nos vamos nos sentindo cada vez mais Qebecois.

24 de novembro de 2009

Com uma nova casa

Ótimas notícias! Hoje assinamos o nosso primeiro bail em Montreal!
Há exatamente uma semana do fim de nosso aluguel temporário, estamos muito felizes com o nosso novo ap... Bairro legal, ótima vizinhança e numa área super tranqüila com uma pequena comunidade de brasileiros morando no mesmo prédio!


Este fim de semana tivemos um problema de encanamento! Nossa banheira entupiu no sábado pela manhã :0 Pânico pânico, pânico... Ligamos para a agência atendeu a secretária eletrônica deixamos uma mensagem e eles responderam via e-mail que viriam à tarde só vimos o este e-mail de noite :0 Liguei para minha irmã que convive há algum tempo com banheiras e ela deu a sábia idéia de colocar um líquido desentupidor. Hoje compramos o dito, et voilá! Depois de pura soda caústica e uma hora de espera pelo derretimento da coisa entupidora... Viva, já podemos tomar banho novamente!

Ainda no assunto banheiros saudade das duchas higiênicas do Brasil, aqui simplesmente não há, em parte alguma! Comentei da minha tristeza com amigos aqui, e o que escutei foi que, não tem, ninguém usa nem sabe o que é!


Semana passada descobrimos que nem todo ATM, vulgo caixa eletrônico, aceita nosso cartão de crédito internacional... Depois de tentar em vários aqui por perto descobrimos nestes links os endereços onde o nosso cartão funciona!! Uma beleza saber onde encontrar o que precisamos principalmente quando o assunto é grana!!

VISA’s ATM locator: http://visa.via.infonow.net/locator/global/

Mastercard ATM locator: http://www.mastercard.com/atmlocator/



21 de novembro de 2009

Comidas, remédios e perfumaria

A chegada aqui não foi nada fácil como falamos abaixo, foi um pouco acidentada pois apesar de pensar em trazer um pequeno estoque das comidas das crianças acabei esquecendo na correria dos últimos dias no Brasil...
Assim chegamos aqui e todas as comidas que compramos para as crianças foram rejeitadas... Principalmente a caçula sofreu pois esteve doentinha na última semana antes da viagem e estava praticamente a base de mamadeiras... Então compramos um leite em pó enriquecido com ferro e como bem diagnosticou uma amiga local com gosto de prego!

Graças a ela e suas dicas preciosas, conseguimos achar leite bolachas pães e iogurtes que as crianças aqui aceitaram bem! O preparo da comida também esta diferente agora pois tenho que aquecer o leite que agora é líquido e armazenado na geladeira, como eu era acostumada a fazer o leite com água do filtro aqui tenho que aquecer mamadeiras... Beber leite gelado no frio não é uma opção agradável...



As farmácias aqui são bem parecidas com as do Brasil, não tentei comprar nada específico mas remédio para dor e xaropes tem nas prateleiras é só chegar pegar e pagar... Não trouxe nada do Brasil, nem o xarope das crianças que lá não viviam sem ele... Aqui a coriza sumiu e a tosse é pontual demais para ser levada em consideração... Acho que eles tinham alergia ao Recife, ou quem sabe lá é mais poluído que aqui... Ou talvez seja a secura do clima, mas ai só saberemos quando a primavera chegar e com ela a umidade...

Ainda na pressa de arrumar as malas deixei para trás todo meu arsenal de cremes de finalização dos meus cabelos, quem me conhece sabe dos meus cachos e do quanto eu os prezo. Ao chegar passei alguns dias com a juba doida, e então encontrei alguns produtos que deram forma novamente aos meus cachinhos... Dentro do pacote perfumaria comprei também cera depilatória e um secador de cabelos com difusor é claro!


A cera já foi testada e devidamente aprovada, depila lindamente e só tem um ponto negativo os resíduos só saem com óleo com a que eu usava no Brasil ( importada da França) os resíduos saiam com água, mas em compensação precisava de papeis depilatórios a daqui seca na pele e é como um chiclete que puxamos... Et voilá! Fiz as pernas mas faltou coragem para fazer o biquíni pois isso exige muito sangue frio - a dor é de lascar - ainda mais com meses usando barbeadores repetidamente o que dá um acréscimo bem relevante na dor... Deixei o biquíni pra mais perto do verão... Como eu sou uma mulher que odeia salão e foge de manicure e depiladora como o diabo foge da cruz isto aqui é o paraíso, pois tem milhares de opções faça voce mesma!!! Adoro!!
Agora só falta achar o cabeleireiro para cortar a juba trimestralmente como fazia no Brasil!

Comprei um creme hidratante aqui BOM DEMAIS Aveeno é o nome dele, sem fragrancia, colocou minhas dermatites para correr em dois dias e ainda serviu para tirar os resíduos da cera depois da depilação! Também comprei uma vaselina que vi recomendada no blog de Rogério e Luciane e que aderi, a vaselina ajuda a manter a pele do rosto bem apesar da secura do clima e da frieza do vento, vaselina para os lábios também é indispensável!


17 de novembro de 2009

A chegada

A chegada não é fácil, mas ter amigos por aqui não tem preço faz muita diferença.

A parte do aeroporto é muito cansativa mas não é dificil. Para quem está preocupado com o que vai trazer saibam que aqui acredito que ninguem se preocupa. A entrevista na imigração é só uma conversa em um guichê, nos perguntam quanto trazemos, se temos uma lista dos bem que virão depois, se não temos podemos fazer depois.

Então chegamos no minúsculo apartamento com malas enormes e este é um fator a ser considerado. Aqui tem mala no corredor, nos armários nos quartos em toda parte. A vantagem da mala barata é ser descartável e usando o "Protect Bag" do aeroporto não tem problema. A nossa mala de R$60 quebrou o puxador mas chegou intacta.

Nós que temo filhos pequenos, na chegada tivemos alguns problemas com a alimentação, o leite que compramos eles não gostaram, é porque era ruim mesmo. É uma boa idéia trazer um pequeno estoque para os primeiros dias. Os meninos aqui só voltaram a comer bem quando falamos com uma amiga daqui que tem filho pequeno e ela nos indicou as marcas e os tipos de comida que as crianças aceitam melhor.

E falando em crianças imaginem duas crianças de quase 4 e quase 2 super ativas em um apartamento minúsculo, inclusive só estou escrevendo este post pois um ainda está dormindo. O ap é só uma sala... é... temos um quarto mas lá é o alasca e está cheio de malas e ededrons. Para quem tem crianças que como nós nunca usaram cachecol, luvas, etc Pode haver alguma reação negativa nos primeiros dias, estejam preparados mas saibam que logo passa e eles se adaptam. Um convite para ver o trem ou ganhar um brinquedinho, livrinho sempre ajuda.
Em alguns rendez vous as crianças não são aceitas, como na acontece na entrevista do processo, mas é só ir um de cada vez.
Ontem fomos a um parquinho com as crianças, era noite e tinhamos perdido o trem, os brinquedos eram muito bonitos e novos nada como aqueles brinquedos de parque no Brasil, mas o frio que estava fazendo...

Não sei se posso falar por todas as crianças mas sentimos nas nossas a insegurança pela mudança e a falta de tudo de que gostavam, temos que encontrar o quanto antes novos prazeres para as crianças pois conseguir tirar o NAS ou a carte d'assurance maladie não é grande coisa para eles e eles estão sempre querendo um pouco mais de atenção.

Enquanto escrevo a cozinha está com o maior cheiro de ovo queimado e até um pouco de fumaça, arg, e nem temos ovo ou estamos cozinhando, deve ser o vizinho de baixo, tomara que o alarme de incêndio não dispare novamente, ele já disparou uma vez o banheiro tinha muito vapor e quando abrimos a porta todo o vapor foi para o detector de fumaça, pense em uma zuada.

Trens, eles tem dois tipos de portas, uma alta para entrar ou sair na estação e uma baixa para entrar ou sair nas plataformas. As portas altas ficam no meio do vagão e as baixas entre um vagão e outro. Para descer em uma plataforma é preciso abrir a porta que fica entre um vagão e outro, é ali que fica a porta para embarcar ou desembarcar. Prepare-se para desembarcar com antecedência o vagão é muito longo. Mesmo já sabendo disso não prevemos bem a descida e perdemos a estação. Para viajar nos trens de subúrbio é necessário comprar o bilhete e depois em outra máquina valida-lo, depois de validado ten-se duas horas para embarcar.

Em resumos são as pequenas pedrinhas que nos derrubam e os amigos que nos dão a mão.

13 de novembro de 2009

A viagem

Que viagem esta do Brasil ao Canadá.

Começando pelas malas:

Bem tamanho não é documento a nossa menor mala era a mais pesada tinha livros e nosso faqueiro, preço também não é documento, compramos uma mala por R$60,00 que nos serviu bem. Claro que por R$20 mandamos embrulhar no aeroporto e foi tudo bem. Embrulhamos também uma bolsa de costas, tipo mochileiro, foi nossa 9ª mala e a única que entrou na franquia da Air Canadá, é que somos 4 e não íamos trazer 12 malas 9 já foi muito difícil e em parte só foi possível porque a nona pude colocar nas costas. Claro que a moça da TAM não gostou da idéia e nos pediu um email da Air Canada dizendo que tínhamos direito a terceira mala...Mas com um pouco de persuasão tudo se resolveu.

Para quem vai só ou com o conjuge a viagem é longa mas, cheia de esperanças, não entrem no avião pensando que vai ser difícil pensem que será um momento de descanso. Para quem vai com filhos toda calma é necessária, comidinhas, brinquedinhos, fraldas, mamadeiras, chupetas e muita água, qualquer item faltante pode lhe causar um problema. Para nós o vôo foi tranqüilo, as crianças dormiram nós também, com um olho aberto para evitar que elas caíssem da poltrona. O difícil foram as horas de espera nos aeroportos, o "quero ir pra minha casinha", enquanto não embarcávamos no próximo vôo, a espera em Guarulhos foi terrível, muita gente no aeroporto o guichê da Air Canadá que só abre a tarde... Quando entramos na sala de embarque ficou melhor.

Como eu estava falando o pior da viagem é a espera no aeroporto, os vôos não. Por incrível que pareça o avião da TAM entre Recife e SP foi o maior que pegamos, era um 2 4 2, que é a arrumação das poltronas, o da Air Canadá era um 2 3 2. Os dois eram apertados, claro, mais as refeições da Air Canadá foram muito boas, pro meu gosto, em outras palavras não foi aquele bife com batatas de sempre. Na ultima vez que viajei tinha uma tela que descia do teto e uns headfones bem fraquinhos, agora tem toda uma programação, em telas individuais atrás das poltronas, tinha até tetes a claques. Minha dica é comprar na Dufry um kit com venda de olho e protetores de ouvido.

Chegando em Guarulhos as malas seguiram sozinhas, mas precisamos fazer o check-in. Existem muitas formas de faze-lo mas preferimos fazer no guichê mesmo que só abriu depois das 5 da tarde. Chegando em Toronto passamos pela alfândega, lá fazemos o mesmo que na polícia federal, só mostrar passaporte. Antes de pegar as malas vamos na imigração, é muito rápido, parece um caixa de banco a pessoa nos pergunta umas coisas tipo quanto temos em dinheiro se já fomos presos ou processados, assinamos uns papeis e vamos às malas.

Depois da imigração vamos pegar as malas chegamos lá e em nosso socorro veio um funcionário com um carrinho, ele nos guiou até a esteira certa, pegou um super carrinho e coletou uma a uma nossas malas que saiam da esteira, este serviço é pago e custa $25 CAD, nós já sabíamos, mas ele não disse nada, nos resgatou, orientou, guiou, e nos deixou praticamente no saguão de espera para conexão de Montreal, perto do guichê de pagamento quando fez a cobrança... Recomendamos o serviço vale muito a pena, sem ele estaríamos perdidos com 12 volumes inanimados e duas crianças estressadas para manejar entre os labirintos do Aeroporto de Toronto... Na sala de embarque em Toronto foi uma beleza, vista para a pista cheia de aviões e um play-ground, as crianças adoraram. Logo estaríamos em Montreal e já tínhamos combinado com o Celso para nos pegar no aeroporto ele apareceu com seu Pontiac e sua carrocinha para levar nossas malas e haja mala. Pegamos as chaves e fomos ao nosso ap.

11 de novembro de 2009