Começo do processo com envio do dossiê

31 de janeiro de 2010

E a neve volta


Volta e com força e com vento. No último post comentei sobre os dias agradáveis com sol e com temperaturas de dois digitos positivos, pois acabou-se o que era doçe, o frio e a neve estão de volta, ventos de 50km/h e temperatura de -20º.

As camadas de roupas resolvem bem com dois casacos para 15 dá para suportar temperaturas abaixo de zero com três... mas é bom que um deles tenha capuz. Esta semana o vento soprou forte e saí só de gorro sem o casaco com capuz, ou outro tipo de protetor de orelha, resultado tive que andar um bom pedaço com as mãos na cabeça impedindo que o vento entrasse pelos ouvidos, pense no mico.

A foto acima é do dia 28/01, a ambulância tinha acabado de retirar alguém da rua, não sei porque, mas considerando que para tirar está foto tive que quase fechar os olhos pois o vento estava fortíssimo e soprava cristais de gelo nos olhos, pode-se imaginar que a pessoa não tenha suportado o frio. Ontem 30/02 tivemos -20º hoje está -4º com sol, está ótimo. Mas os locais continuam dizendo: "ainda não é nada, espere fevereiro chegar", vamos ver...

O problema do frio não é a temperatura é quanto tempo ficaremos expostos e quanto vento vai soprar, planejar é importante o que vestir considerando estes fatores.

O Canadá é frio, mas a vida segue normalmente, os ambientes são sempre aquecidos e pela janela a neve e a ventania parecem uma miragem. Enfrentar o frio também não tem mistério, ninguém vai andar pelas ruas tremendo ou precisar gastar todas economias para comprar roupas adequadas, a não ser que queira alguma marca especifica.

27 de janeiro de 2010

Neve vem, neve vai, mas kd o inverno Canadense?

Foto tirada em 09/12/2009

Foto tirada em 27/01/2010

É melhor nem perguntar pelo inverno, não é mesmo? Depois ele vem com força total.
O fato é que desde o fim de semana passado que os termômetros estão em alta, chegamos a 12ºC e como dá para ver pelas fotos não foi pouca a neve que derreteu.

Para quem como nós tem que empurrar carrinho de bebe é ótimo, pois onde a neve se acumula dificulta ou impede a passagem e quando os carros passam na neve macia deixam marcas fundas de pneus que depois viram gelo.

O lado desagradável deste degelo é descobrir a quantidade de sujeira que estava acumulada embaixo da neve, restos de comida, papéis, milhares de pontas de cigarro. mas é também uma chance para as pessoas que perderam luvas reencontra-las, se bem que a aparência delas já não é mais a mesma.

Aqui temos o dia bom e o dia bonito. O dia bom é quando a temperatura está +/- 0ºc e o dia bonito é quando faz sol. Quando faz sol geralmente não tem nuvem alguma no céu, porém a temperatura baixa muito. Nos últimos dias, excepcionalmente, tivemos dias bons e bonitos, com temperaturas acima de 0 e com sol. Quem diria, para quem esperava morar em um iglu, mas como dizem por aqui "esperem até fevereiro".

22 de janeiro de 2010

Como não se perder em Montreal



Entendendo as placas de parada de ônibus
  1. Número da linha, no caso 160
  2. Número da parada, no caso 50839
  3. Conexão com Metro, no caso Outremont
  4. Conexão com trem de subúrbio, no caso estação Canora (é necessário comprar e validar um ticket na estação ou carregar no Opus)

Andar em Montreal é muito fácil, o melhor modo de descobrir como chegar é usando o Tous Azimouts e indicar o ponto de partida e o de chegada, o site vai indicar alguns trajetos possíveis e os meios de transporte. O mesmo pode ser feito com Google maps, que também está disponível para celular com GPS e Internet.

Pegar o Metro é muito fácil em toda estação tem um mapa e é fácil entender, mas para quem está nas ruas e não sabe como chegar em um local ou estação de metro é só procurar uma placa de parada de ônibus, as paradas informam as conexões possíveis, é só descer na estação de metro com a qual ele faz conexão que fica mais fácil. Para saber a direção em que está indo o ônibus é só ver se a estação de metro ou trem com o qual ele faz conexão fica na direção desejada, um mapa nem que seja o do metro vai ajudar.

21 de janeiro de 2010

Onde ficar? Compre um carro e procure melhor

Não dá para negar, comprar carro é uma necessidade no Canadá, e para quem está procurando um ap a compra do carro muda tudo pois a proximidade de uma estação de metro deixa de ser prioridade, a prioridade passa a ser preço e qualidade do imóvel.

Algumas cidades próximas são muito bonitas, Brossard, Laval, Repetigny, Longueil, Lasalle.
Por exemplo, Laval é uma típica cidade dormitório, e há oferta de imóveis mais novos do que na ilha. E as autoestradas encurtam as distancia, para quem quiser economisar agasolina é só estacionar na estação de metro mais próxima ou perto de uma.

Procure o carro no Kijiji, some as taxas, o emplacamento e o seguro, as taxas são 5% para o federal e 7,5% para o provincial, o emplacamento acredito que deve ser pouco mais de 1000$cad e o seguro vai variar mas o máximo deve ser uns 500 por ano, mas este valor é reduzido se for apresentado uma carta de recomendação da seguradora brasileira.

Outra opção é ir direto na Boulevard Curé-Labelle em Laval lá tem muitas lojas de automóveis.

Chegou, está sem emprego e sem grana para comprar o carro, procure uma transferência da bail em que o contrato termine em poucos meses, fique em Montreal até consiguir um emprego e se capitalisar, durante este periodo você vai ter descoberto muitas opções. Mas atenção, se é uma transferência de bail que lhe interessa não aceite um novo contrato (1 ano).

Montreal não é a única opção de moradia, algumas áreas em Montreal podem oferecer alugueis a um preço bom, mas a qualidade e a idade dos imóveis... Sem falar na vizinhança, na parte baixa de CDN (Cote des Neiges) tem um shopping em que na Canadian Tire muitas mercadorias são trancadas e é proibido entrar com sacolas, tem um supermercado que fede a peixe mesmo do lado de fora, na praça de alimentação tem um cartaz pedindo para as pessoas não ficarem vadiando e em alguns lugares falta cerâmica no piso, a moça da limpeza precisa de uma limpeza mas a galera que frequenta nem liga estão vadiando mesmo.

Estas áreas não é que sejam perigosas mas todos temos um ideal de moradia em mente que talvez seja mais fácil encontrar em uma cidade próxima. Eu moro em Montreal em um bairro ótimo no Copacabana Palace, prédio onde mora muitos cariocas, no entanto o aluguel é caro por ser perto da bela cidade bairo de Mont-Royal.

20 de janeiro de 2010

Em nosso último fim de semana fomos ao Mont Royal, estava frio mas quando a gente tem que subir umas ladeirinhas o calor logo chega.
Eu estava com bem aquecido com uma bota bugaboot, meias de lã merino, apenas um par, uma segunda pela solo brasileira, uma mais folgada daqui, uma calça jeans e uma impermeável da marca Conquista, uma camiseta, um moleton da Fox, um fleece grosso, e um casaco Conquista, sem o forro que eu troquei pelo fleece mais grosso. O conjunto aqueceu bem, mas as roupas da marca conquista decepcionaram, a calça deixou passar o frio e o casaco parecia uma capa de chuva, não esquentou e acumulou umidade e acabou passando um cheiro de capa molhada para o fleece. Este casaco Conquista tem um fleece que pode ser destacado pelos zipers, mas que eu não estava usando.

As dica são:

-Se for possível sempre destacar o fleece que vem com a maioria dos casacos e usa-los um sobre o outro, assim aquece melhor
-As roupas aqui são maiores, um G aqui é um XG no Brasil.
-A segunda pele da Solo vale a pena é justa e dá para usar com uma segunda pele mais folgada.
-Nenhuma roupa deve ser sobreposta até ficar apertada tem que haver folga.
-O jeans não é a melhor opção para aquecer outros tecidos são melhores.
-Quando chegar por aqui comprar uma calça impermeável e com isolamento para os passeios na neve.
-Essa vale sobretudo para as mulheres, trazer calças folgadas para poder vestir outras por baixo.
-Roupas para -30 podem ser útil, para quem pretende passar muuuito tempo ao ar livre, coisa que no dia a dia não vai acontecer, compre duas de -10 e sobreponha, tenho um de -30 talvez um dia o use sem morrer de calor.
-Um bom e elegante sobretudo pode valer mais a pena que um casaco super hightech.
-Calçadeira enorme do dolarama ajuda muito na hora de calçar as botas principalmente as de cano alto.

Aqui só sinto frio esperando o ônibus, tudo é aquecido, até o ônibus, mas eles geralmente demoram a passar e o pior e sentar para espera-los, com o metro é só entrar na estação para se estar aquecido, o importante é quando estivermos em um local mais quente poder eliminar camadas ou ter um ziper na frente e regular a abertura.

Com crianças não se deve arriscar, os bebes aqui nem conseguem se mover por causa da roupa. É preciso atenção com o frio, no ouvido, pescoço e garganta e em ambientes fechados verificar se eles não estão com calor para não suarem.

19 de janeiro de 2010

Passeios no fim de semana

Este fim de semana alugamos um carro, seguimos os conselhos no nosso amigo Nelson e aproveitamos promoção do fim de semana da Enterprise, que só é concedida para reservas feitas pela internet, imprimimos a reserva e levamos. Por falta do carro que tinhamos reservado saímos com um maior, como o Nelson já tinha nos falado que poderia acontecer.

Com carro tudo fica mais fácil, visitamos amigos, fomos na Ikea (claro) e domingo aproveitando a onda de calor fomos ao Mont Royal, gente é muito divertido mas separe umas moedidinhas $2,50 é uma hora e $7 é o dia todo. E lá fomos com as crianças e nosso trenó.
O Mont Royal é muito divertido dá para fazer caminhadas, esqui cross country, fazer snowbord, patinar no lago dos castores, tobogã de boia, escorregar com trenó e outras tantas coisas legais.

Nosso trenó é dobrável e vira uma espécie de mochila, mas o coitado não aguentou muito bem o meu peso e o do meu pequeno descendo "bem rapidão".

Este inverno ainda vai demorar e o "winter blues" pode está rondando o seu ap o melhor é aceitar o frio e dar bons passeios e procurar tirar proveito para fazer novas atividades ao ar livre

14 de janeiro de 2010

Assistindo DVDs do Brasil no Canadá

Débarrer son lecteur DVD pour en faire un lecteur multizone

Para quem ainda não sabe os DVDs são divididos em regiões, o Brasil e o Canadá estão em regiões diferente logo um DVD do Brasil pode não funcionar por aqui, digo pode porque alguns são "region free" ou "region 0". Esta medida visa impedir a pirataria, mas pessoalmente não sei em que esta censura geográfica ajuda no combate a pirataria, soa mais como uma ferramenta de orientação cultural.

Mas o que pode ser feito é tornar o aparelho que vai reproduzir os DVDs "region free", este é um procedimento que no entanto pode ter conseqüências desagradáveis e não é apoiado pela fábrica.

Como exemplo escolhi um aparelho barato e fácil de encontrar nas lojas, o Toshiba sd4200.

Este é o passo a passo para tornar o aparelho region free

1. Ligar o aparelho
2. Pressione eject
3. Digite os númeroa 9879 e 0
Na tela deve aparecer algo como: Now Your Region Is Set To ” 0 ”
4.Feche a bandeja do DVD
5. Desligue
6. Ligue novamente

Seu aparelho agora vai reproduzir filmes de qualquer parte do mundo.

13 de janeiro de 2010

Bateu saudade do Brasil passa no consulado.

O consulado do Brasil é território Brasileiro no Canadá, quem precisar dar uma passada por lá é só ir até a estação Atwater e procurar a saída para Westmount Square, fica meio escondida mas é do lado oposto à da place Alexis Nihon, a saída vai dar em um mini shopping, procure o elevador para a torre 1.

E boa sorte!

Eu estava querendo uma tradução da carteira de motorista e estava por perto, fui lá, já pensando que eu deveria ter ligado antes para saber os detalhes. Entrei no consulado notei logo que a língua mais falada era o quebeco mas na verdade estávamos era no Brasil mesmo.

Vi que tinha que pegar ficha na entrada e que só poderia pagar com cheque visado, fiquei desconfiado, para piorar meu número estava bem longe de ser chamado.
Estando no Brasil eu poderia esperar até ser chamado e descobrir que estava faltando algo que eu deveria pegar e voltar mais tarde ou furar a fila e por a cara no guichet com a velha frase "só uma dúvida". Calcule quanto tempo já perdemos porque alguém tinha "só uma dúvida" e passou nossa frente, Mas será que não dava pra por alguém, como fazem os bancos aqui, só pra tirar dúvidas e acelerar as broncas mais fáceis? No Brasil não.

Deixei a ficha lá e voltei para casa para dar uma ligada, me atende uma moça que só sabe me dizer: "Aí, então, como eu estaava tchi dizeendo, tem que ver no site" pensei vai ter má vontade assim longe. Fui ver o site e realmente lá diz que não são dadas informações pelo telefone, No Brasil é a Maria João aqui é a Maria aí Então.

Resumindo para fazer a tradução tinha que ir lá, depois ir nos correios, ou em um banco fazer um tipo de cheque e voltar para o consulado, provavelmente a volta é sem ficha só pra revoltar a galera com ficha que tá com cara de tacho por lá. E por fim em algum prazo que desconheço voltar para pegar a tradução.

Claro que não entrei nessa, peguei o telefone do Emanuel tradutor OTTIAQ, (514)-768-5963, escaneei a habilitação e mandei para ele, com menos de uma semana estavam prontas a minha e de minha esposa.

Aí então? Bateu saudaadgi? dá uma passadeinha no consulaado!

9 de janeiro de 2010

A neve é linda!

A neve é linda quando está caindo e é lindo quando os caminhões a levam embora.

Não tem nada que se possa comparar com ver a neve caindo perto de um poste a noite, parece muitos insetinhos ou folhinhas que caem e as vezes sobem levadas pelo vento, dá uma paz...

Mas pela manhã a vida recomeça e é preciso atravessar rua puxar carrinho de feira, mesmo com carro também não é fácil, se bem que é muito melhor.

Quando muita neve cai os tratores vão empurrando tudo para os lados, tem o trator de rua e o de calçada e eles empurram tudo em cima dos carros estacionados formando um murinho de cada lado deles, as esquinas são o grande depósito de neve pois como não é permitido estacionar quem mora perto joga ali a neve da entrada da casa. Como, geralmente, só podemos atravessar as ruas nas esquinas não é fácil, e com criança...


Trator de calçada

Mas em um certo dia colocam muitos avisos de proibido estacionar, aí já sabemos que vão levar a neve (deneigement) do lado da rua onde foi colocado o aviso e que em breve vamos nos locomover com facilidade.

Colhedor de neve

Ontem eu estava chegando em casa e lá estavam, o grande caminhão e o grande trator colhedor de neve, estavam levando a neve de uma rua que faz esquina com a nossa, achei aquilo tão lindo, me deu uma paz.

8 de janeiro de 2010

Um quebecois falou comigo, Oba!

Aqui tem muitas etnias, muitas mesmo, mas também tem alguns quebecois "de souche". Andando pela rua as outras etnias não vão te dar muita bola, mas algum quebecois pode querer falar com você.

Quando um brasileiro chega por aqui fica meio, ou muito, apreensivo pensando em ter que falar com os quebecois e tentar entender este francês tão particular e recém chegados do Brasil a gente fica desconfiado quando um estranho puxa conversa, mas não fique. Quando um quebecois puxa conversa na rua está querendo te dar ou oferecer algo, (de grátis). E já nos aconteceu várias vezes, as crianças já ganharam um livro outra vez um bicho de pelúcia, uma vez emparelharam com o meu carro, até achei que tinha trancado alguém, era uma senhora oferecendo a vaga que ela tinha pago por uma hora, hoje me ofereceram mitaines porque saí sem luvas.

Isso sem falar nas vezes que nos chamaram para ceder o lugar para que sentássemos com as crianças, e nas vezes que nos avisaram que tínhamos deixado cair algo. Hoje uma senhora perseguiu o meu ônibus correndo para entregar uma garrafinha que o filhinho da senhora que me ofereceu as mitaines deixou cair na parada de ônibus.

Assim é o quebecois, mas claro que não devemos confundir as coisas, por exemplo, ninguém vai deixar de te vender algo só porque não é o melhor para você, e é claro, se você alugar um ap imundo e pedir uma limpeza o concierge vai dizer que você alugou porque quis.

1 de janeiro de 2010

Montreal é Bela II (Para quem gosta de fotografia)

Para quem gosta de fotografar um dos meus locais favoritos é o park Jean Drapeau e o park do Mont Royal, mas é bom ir um pouco mais agasalhado pois são lugares onde o vento é muito forte.

Para comprar câmeras ou material fotografico em geral em Montreal a dica são as seguintes lojas:
Lozeau
Simon's Cameras
Photoservice

Existe também a opção de comprar pela internet em lojas americanas onde o preço pode ser mais em conta, mas não sei ao certo com funciona, as opções são muitas, vou citar duas:
Amazon.com
B&H photovideo


Pont Jacques Cartier

Park Jean Drapeau

Biosphère