Começo do processo com envio do dossiê

31 de março de 2010

Quem espera sempre alcança

Finalmente estamos com os principais documentos em mãos, NAS, Assurance Maladie, carteira de motorista e finalmente após 4 meses da nossa chegada os nossos PRCARDS,! Acho que a demora para chegar os PRCARDS aconteceu porque comunicamos um novo endereço um mês após a nossa chegada! Chegamos em novembro e em dezembro ligamos para dar o novo endereço. Ter um endereço fixo para entrega de correspondência antes de vir para o Canadá é muito importante, nem que seja uma caixa postal. Mais enfim, que bom que estamos com os documentos!

Ainda esperamos por uma vaga na creche subvencionada (CPE).
Algo que descobrimos recentemente é que podemos inscrever as crianças nas CPE's pelo site da Enfance famille, e que algumas CPE's não exigem que se more na mesma vizinhança. Considerando que a espera por uma vaga pode durar 5 meses ou até mais o melhor é fazer esta inscrição mesmo antes de chegar no Quebec, ou antes do nascimento da criança. Esta informação não é dada no Apprendre le Québec, nem me foi dada no encontro com o agente de integração no MICC, que só me falou do site magarderie.com, que é útil mas dá apenas informações sobre vagas em creches privadas, os contatos telefônicos e os endereços delas.

Agora aguardamos o começo da francisação para poder receber o reembolso (de 7cad/dia) do que gastamos com a garderie privada, não é muito mas já é alguma coisa. Falando nisso as crianças estão bem, obrigada, estão na creche da Mme Sallyane, Garderie MANYI, que por acaso está com vagas disponíveis.









25 de março de 2010

Transformar teclado americano, ou francês canadense, em ABNT2 (continuação)

Quem não quiser ter problemas com o teclado modelo americano, nem ficar se desculpando porque não colocou os acentos nem ç, o melhor a fazer é trazer na mala, ou pedir a alguém, um teclado brasileiro e acho que a melhor opção são os teclados flexíveis que também podem ser luminosos. Para quem pensa em digitar a noite é perfeito.


Para quem ainda ficou com dúvidas sobre o post anterior fiz um passo a passo.

1. Ir no painel de controle escolher a opção Região Língua e Hora (Clock, language and region)
2. Trocar teclado (change keyboard)
3. Adicionar teclado português Brasi ABNT
4. Selecionar o teclado ABNT como padrão


Pronto o teclado estará configurado como brasileiro, no post anterior explico como resolver o problema das teclas ausentes (ex.: Ç, ?,°, etc.).

22 de março de 2010

Transformar teclado americano em ABNT2

No Canada temos que conjugar todo o tempo os verbos: Integrar, adaptar... Então chegamos em casa e queremos nosso feijão preto, nosso requeijão e nosso amado teclado brasileiro.

Esta semana me deparei com este problema de falta de teclado brasileiro, no começo pensei em transformar todo o windows de inglês para português, mas descobri que só algumas versões permitem trocar a língua do windows, mas a minha não permitia então fui no painel de controle e entrei na opção Região Língua e Hora, lá troquei o teclado para brasileiro, que é o exemplo acima.

O problema é que nem todas as teclas são iguais, então eu preparei umas teclinhas para colar em cima do teclado padrão americano. O problema foi encontrar o "/", a "?" , e o "°", eles ficam nas teclas Q, W e E, consequentemente e são ativadas pressionando a tecla Alt + Q, Alt + W e Alt + E, mas é o Alt da direita, do mesmo modo que teclamos o "ª" como em "2ª".

Quem tiver o mesmo problema é só clicar na imagem das teclas e imprimi-las, para colar as teclinhas no teclado é necessário uma cola de boa qualidade e a imagem do teclado brasileiro acima serve para orientar na localização das teclas, as figuras /, ? e ° devem ser coladas ao lado das respectivas letras e não sobre elas.

19 de março de 2010

La loi sur LNT


Assisti uma palestra muito interessante sobre os direitos do trabalhador no Quebéc. A palestra deu uma idéia de quais são Les Normes du Travail e foi apresentada pelo grupo Au bas de l'echelle, este grupo foi fundado em 1975 para defender, educar e lutar pelos direitos dos trabalhadores não sindicalizados. É uma organização sem fins lucrativos sustentado por diversos organismos, doações e pelos seus membros.

A lei sobre as normas do trabalho, é um tema interessantíssimo e foi abordado no atelier que falei no post anterior. E é pouco conhecido mesmo pelos quebecois. Aqui vou fazer um resumo quem quiser aprofundar é só clicar nos links.

Salário Mínimo
O salário mínimo é de $9,00CAD/h ou $8,00CAD/h para trabalhadores como entregador de pizza, garçon ou barmaid que ganham gorjetas elas variam entre 10 e 15% e o empregador não tem direito sobre elas. Os salários só vão aumentar no dia 1° de maio.

Feriados
No Quebéc não se comemora o 1º de maio, aqui só existem 8 feriados por ano:
  • 01/01 Ano Novo
  • a quinta ou segunda feira da Páscoa (que escolhe é o empregador)
  • segunda feira que precede o dia 25/05 dia dos patriotas
  • 24/06 festa de Saint Jean festa nacional do Quebéc
  • 01/07 Festa do Canadá
  • 1ª segunda feira de setembro festa do trabalho
  • 2ª segunda feira de outubro Ação de Graças
  • 25/12 Natal
Quando os feriados do dia 24/06 e 01/07 cairem num domingo a segunda feira seguinte será o dia feriado. Mas o trabalhador só tem direito a receber pelo dia feriado estiver presente no dia de trabalho anterior ou posterior ao dia feriado. O valor recebido pelo trabalhador é o equivalente a 1/20 das quatro semanas antecedentes a semana do feriado, para os que recebem gorjetas elas também estão incluídas no cálculo.

Licença médica
O trabalhador tem direito a no máximo 26 semanas de licença num período de 12 meses. Se for vitima de um ato criminal a licença pode chegar a 2 anos, mas para ter direito a isso é preciso ter no mínimo 3 meses de trabalho continuo (período probatório).

Horário de Trabalho
A lei não determina o dia normal de trabalho só a jornada de 40h semanais
Jornada
A jornada de trabalho normal é de 40 horas semanais após esta quantidade o trabalhador deve receber horas extras. Cada hora extra corresponde a 1.5 do salário regular. Mesmo que o seu horário regular de trabalho seja de 35 horas o trabalhador só recebe horas extras quando ultrapassa as 40 horas da jornada. As horas extras podem ser pagas em salário ou em tempo de folga nesse caso também multiplica-se o tempo por 1.5.
Horas extras
Se o empregador pede que o trabalhador faça horas extras ele deve fazer caso, não tenha justificativas aceitáveis de acordo com a lei para se recusar a faze-las há também limites (máximo de 50h semanais de trabalho) estipulados pela lei, para não haver abusos.

Pausas
O empregador não é obrigado a dar um pausa para café mas se der tem que pagar.
Depois de 5 horas consecutivas de trabalho o trabalhador tem direito a uma pausa de 30 min para o almoço, e o se empregador exigir que o trabalhador esteja disponível no local de trabalho ele deve pagar essa pausa também.
Atrasos
Não há na lei nenhuma justificativa para um atraso do trabalhador! Atraso é falta grave e motivo para demissão. O empregador só pode descontar do salário o tempo que o trabalhador se atrasou.
Férias
Menos de um ano de trabalho continuo (mesmo empregador)
O trabalhador tem direito a um dia de trabalho para cada mês trabalhado até no máximo 2 semanas.
1 a 5 anos de trabalho continuo (mesmo empregador)
O trabalhador tem direito a 2 semanas de férias pagas a 4% do salário bruto do ano. e a possibilidade da 3ªsemana mas sem pagamento.
5 anos ou mais
O trabalhador tem direito a 3 semanas de férias pagas a 6% do salário bruto do ano.
É o empregador que determina a data das suas férias, ele deve avisar com antecedência de pelo menos 4 semanas. É obrigatório que as férias sejam pagas de uma só vez antes do seu início.

Os pontos acima são os que eu acho mais importantes e que todo mundo que imigra tem que saber!

Agora existem outras facetas que só estando aqui a gente toma conhecimento. É muito mal visto o trabalhador que fica até mais tarde sistematicamente pois aqui isso da a entender que a jornada diária não é suficiente e por isso o trabalhador parece menos eficiente, e ainda sai mais caro para o empregador pois o salário é pago por horas trabalhadas.

Outro exemplo é atraso, empregador algum suporta atrasos principalmente recorrentes, o trabalhador tem que ser responsável, e a pontualidade é a prova de que ele preve o seu percurso até a empresa não há dentro da lei nenhuma justificativa para um atraso. O aconselhável é que se voce vai se atrasar é melhor ligar e dizer que precisa faltar, mas só faça isso depois de acabado o período probatório! Ou seja quando conseguir seu emprego nada de imprevistos ou doenças durante três meses senão voce pode perder o emprego!

Para mim a coisa mais importante que percebi é que as normas de trabalho aqui apesar de muito menos vantajosas para o trabalhador, se comparadas às leis brasileiras, são bem mais respeitadas do que as leis no Brasil.





17 de março de 2010

Atelier d'aide a la recherche d'emploi



Passei as últimas 7 semanas participando de um atelier de ajuda na procura de emprego no Centre des Femmes de Montreal, uma experiência que ainda não me rendeu o primeiro emprego no Quebéc mas me deu a chance de conhecer mais um pouco da cultura das empresas canadenses.
Vários pontos são abordados como a elaboração de currículo e cartas de apresentação, treino para entrevistas, e muitos outros tópicos, recomendo para todos recém chegados. Há vários centros de apoio ao imigrante alguns inclusive oferecem ajuda financeira aos imigrantes durante a procura de emprego.
Para mim mesmo sem a ajuda financeira, foi muito válido pois a espera da francisação pude treinar o meu francês e o meu ouvido para entender mais o quebecois. Foi muito bom também pois conheci outras imigrantes, suas culturas e ainda fiz algumas amizades!
Quando me inscrevi pensei que 7 semanas seria muito tempo para aprender a fazer um currículo, mas no fim passou tão rápido e alguns pontos foram vistos apenas superficialmente por falta de tempo!

16 de março de 2010

3600 Secondes d'Extase, etc.

Faz tempo que não mostramos vídeos cômicos no blog, os vídeos a seguir o primeiro é uma emissão da TVA e o segundo é uma parodia do mesmo vídeo feita por Marc Labrèche, o difícil é saber qual é o mais engraçado. Marc Labrèche apresenta um programa na Radio Canada chamado 3600 Secondes d'Extase que é hilário. Entender o que é dito não é fácil, mas eles representam o estereótipo do quebecois e o frances falado aqui não é (sempre) tão incompreensível.


O original


A paródia


Canada também fala inglês, então:



O vídeo abaixo é muito legal. Este é um trecho do programa The Rick Mercer Report que é apresentado por Rick Mercer na CBC toda terça à noite. Quem assistiu Bon Cop Bad Cop talvez se lembre de Rick na cena em que ele briga com os policiais durante a gravação do programa em que ele os entrevista.



Não deixem de procurar mais vídeos de Rick Mercer, assim como de Marc Labrèche, Stéphane Rousseau, Louis Jose Houde, afinal rir é o melhor remédio. Para se familiarisar com o francês do Quebec busquem os vídeos de Claude Poirier ou Ron Fournier.

15 de março de 2010

Permis de conduire II


Continuação do post Permis de Conduire

Quando cheguei no Canadá eu achava que o permis me traria gastos e que seria melhor faze-lo quando já estivesse empregado, na verdade nem tanto pois temos um ano para fazer o permis e se ausentar do trabalho logo no primeiro ano não é uma boa idéia. Mês passado vi duas funcionárias da garderie conversando e uma delas contava que a outra não tinha vindo, foi tipo: "Fulana não veio, ela foi fazer aquelas coisas dela, foi para a auto-escola, sei lá, né?", esse tipo de comentário pelas costas ninguém precisa e ainda mais que acredito que os exames são feitos em horário comercial.

Claro que tem um custo, custo das fotos, de cada exame, custo da emissão do permis que varia de acordo com a sua data de nascimento e de auto-escola quem quiser. Mas o imigrante que atravessa as portas do SAAQ sabe que vai por a mão no bolso, as taxas não são altas, mas quem não é aprovado tem que pagar outra vez se não for aprovado, então é bom estar preparado.

O exame teórico é fácil, as placas e sinalização são os assuntos mais difíceis. O exame prático tem suas dificuldades e temos que providenciar um carro, se for de locadora e sobretudo se for próprio, tem que estar perfeito, piscas, buzina, freios, tudo. Como eu já falei o sistema favorece as auto-escolas então o mais fácil é alugar direto com elas, 40cad.
Numa sala de espera enorme o seu número é chamado e se for carro de auto-escola o examinador já estará com as chaves. Então começa a encenação e temos que conhecer o roteiro muito bem. Vamos lá.

Vamos até o carro, o circulamos e damos uma olhada geral. Entramos, pomos logo o cinto (1) e ligamos a chave(2) para aquecer o interior, se não estiver frio pode esperar para depois das instruções do examinador. Nesta hora o examinador vai falar algo, quem quiser ir amolecendo o sujeito a hora é essa, manda logo uma conversa. Voltando à encenação hora de regular espelhos, bancos, volante, encosto de cabeça e o ar também. Passamos a marcha (3) tiramos o freio(4) e ligamos o pisca, a mão tem que estar no encosto de cabeça do passageiro. Muita calma e atenção o estacionamento é cheeeio de placas de pare e tudo mais e ninguém quer ser reprovado antes de sair do estacionamento e não ver uma placa de pare é um bom motivo para ser reprovado, aconselho ir de carro para o exame teórico pois podemos observar o estacionamento, as placas e a saída.

As imagens abaixo são da ficha de avaliação do SAAQ e da auto-escola por elas dá para ter uma idéia dos pontos principais do exame de condução por aqui.


Alguns pontos são muito importantes:
RACRA
Arret 3sec, Arret 5sec
GDG
Vitesse
Lumiére Jaune
Piéton

RACRA, é a sigla para Rétroviseur, angle mort, clignotant, rétroviseur, angle mort. Ao mudar de faixa ou fazer uma conversão devemos fazer este ritual, usar os retrovisores externos é um tabu, evite. O retrovisor interno deve ser usado sempre.
Arrêt 3sec, Arret 5sec, na maioria dos cruzamentos há uma placa de arrêt/stop, devemos parar por 3 segundos, olhar esquerda, direita e esquerda (GDG), em cruzamentos em que não há faixa preferencial cruza o carro que chegou primeiro a linha de pare, quando a faixa não é preferencial para-se por 3 segundos, avança, pára 2 segundos, faz o GDG e segue.
GDG, olhar esquerda, direita e esquerda.
Vitesse, a velocidade é a que indica a placa, se não houver placa é 50km/h. Durante o exame deve-se passar por escolas e parques nestes locais a velocidade é de 30km/h, mas só quando uma placa indica. Deve-se andar o mais próximo possível da velocidade máxima, nada de 40 onde é 50.
Lumiére Jaune, sinal de transito ou semáforo aqui é lumiére, e deve-se parar no amarelo, alguém aqui não entende que amarelo é atenção, tem que parar. Há, olhou para o ângulo morto, ficou amarelo e você não parou... bye, à la prochaine.
Piéton, onde não houver sinal ele tem prioridade, então não marquem exame em horário próximo à saída da escola, tem mais gente na rua e crianças são imprevisíveis parece que não vão atravessar a rua e, pow, mudam de idéia. Outro bom motivo para não escolher esses horários são os ônibus escolares, andam devagar e quando ligam o pisca alerta todo mundo tem que parar a 5 metros.

Outros pontos importantes

Devemos parar a uma distancia de 3m para o carro da frente.
Para dobrar à esquerda se estamos na 3ª faixa devemos ir para a 3ª faixa e depois trocar para a esquerda (2ª ou 1ª faixa).
Para dobrar à esquerda no semáforos, se o ele estiver piscando pode ir, se não piscar e se formos o primeiro podemos avançar até o cruzamento e esperar até que não venha carro.
Para dobrar à direita devemos ver se o semáforo tem 3 ou 4 luzes, quando tem 4, a quarta é uma seta que indica que o trânsito está livre em uma só direção, devemos esperar o verde.
Saber se uma rua é mão única é difícil mas se houverem carros estacionados na esquerda voltados para o mesmo lado dos da direita então é, isso é importante pois muitas das ruas pelas quais passamos no teste são mão única e se vamos virar à esquerda devemos ir para a esquerda.
Quem quiser fazer aula de auto-escola escolha uma próxima ao local do exame pois elas farão as aulas no mesmo local do exame e as auto-escolas mais distantes não.
Semáforos piscando: Se for verde significa livre à esquerda, se for amarelo atenção, se for vermelho é igual ao sinal de Arrêt/Stop deve-se parar, fazer o GDG e seguir se nenhum outro carro tiver chegado antes ao cruzamento.

Quem tiver alguma dúvida deixe a pergunta no comentário e tentarei responder em um novo post.

9 de março de 2010

Dia internacional da mulher

Imagine 3 minutos sem as mulheres Imaginez 3 minutes sans les femmes
O vídeo abaixo mostra uma manifestação pela liberdade e igualidade de direitos entre homens e mulheres. Aconteceu aqui em Montreal ontem, e eu estava lá junto com elas participando, pela primeira vez, de um movimento como esse! Foi super emocionante estar lá junto com todas estas pessoas que lutam pelo mesmo objetivo e :

Tant que toutes les femmes ne seront pas libres nous serons en marche!
"Enquanto todas as mulheres não estiverem livres nós estaremos em marcha " (tradução livre)

8 de março de 2010

Permis de conduire

O permis de conduire Quebecois, apesar de não ser obrigatório é um documento muito importante no processo de integração do imigrante e é emitido pela Société de l'assurance automobile du Québec, SAAQ.
Ao chegar no Canadá nós brasileiros podemos dirigir por 90 dias com a habilitação brasileira e temos um ano para fazer um echange de permis.
O exchange de permis é apresentar a habilitação brasileira e passar em exame teórico e prático. Após os 90 dias para dirigir é necéssario um permis apprenti conducteur até para frequentar auto-escola e a presença de alguém com permis local de mais de 2 anos, que pode ser o instrutor ou um amigo. Para quem não fizer o exchange no período de um ano, digamos que a situação fica muito complicada.

Uma dica é antes de sair do Brasil fazer um cartão de crédito com seguro para aluguel de veículos, assim o preço do aluguel do carro fica muito mais barato pois não é preciso incluir o seguro. Alugar um carro ajuda muito a treinar e também a discontrair

Etapas a seguir:
A primeira etapa é ligar para marcar o rendez-vous, os documentos necessários lhe serão ditos pelo telefone.
Ir ao SAAQ: Para quem está em Montreal, pegue o metro direção Montmorrecy, desça na estação Henri-Bourassa sai pela Rue Berri, atravesse a rua e pegue o 171 ou 164, eles vão até o SAAQ.


O SAAQ parece um centro de imigrantes pois é só o que tem por lá, Quebecois são aqueles com 16 anos e a mãe ao lado, ou os que estão emplacando carro, são rarissimos, Sempre que for lá de um jeito na aparência pois é tirada uma foto no começo do processo e outra no fim.
Algumas pessoas passam nos exames de primeira e com um mês já estão com o permis, mas devo dizer que não são maioria, é preciso treino e cabeça fria para passar. Na verdade o sistema é montado para favorecer as auto-escolas, uma das primeiras perguntas é se fizemos auto-escola. De fato alguém que frequenta uma auto-escola está mais apto a entender o transito aqui, pois algumas coisas são muito estranhas. Existem várias escolas e preços que variam entre 25 e 50cad. Eu não passei no primeiro exame prático e fiz algumas aulas com uma portuguesa, Suzy, na Tecnic (514)389-8237 valeu muito a pena, a Suzy é uma figura e poder falar em português ajudou.

No primeiro rendez-vous é feito um exame de vista e um teórico, para passar no teórico é só fazer os Tests en ligne algumas vezes, há também dois livros recomendados: Guide de la route e Conduire un véhicule de promenade, o primeiro é o mais importante.


Passado o exame teórico vem o prático que é marcado para uma ou duas semanas após, quem quiser adiantar é só ligar alguns dias depois, sempre aparece vaga.
Existem vários centros onde são feitos o exame prático, a diferença é que para os da ilha de Montreal é proibido dobrar a direita com o sinal vermelho. Gente! no Quebec se não estiver na ilha ou se não houver indicação contraria é permitido dobrar a direita com o sinal vermelho.

(CONTINUA)

4 de março de 2010

Dinheiro pra que dinheiro? (revisado)


Primeiro passo é trazer o dinheiro para o Canadá, para quem tem os 50.000, ou mais, vale muito a pena abrir a conta do HSBC pois é muito fácil fazer as transferências e só é cobrado o iof. Tem um valor máximo por dia e por mês e pode-se programar transferências recorrentes ou com dia marcado, no entanto é bom lembrar que no Brasil o rendimento é maior do que aqui. É muito importante começar a usar o internet home banking desde o Brasil, abrimos a conta e logo viajamos ao chegarmos aqui foi um problemão pois não tínhamos criado a senha da internet.

Outra opção que usamos foi o saque com o cartão visa do BB, basta encontrar um caixa com o símbolo visa plus e na hora do saque escolher saque na conta e não no crédito, o dinheiro sai direto da conta e não do cartão, tem taxas mas são menores, e há um limite de 400cad por caixa eletrônico.VISA’s ATM locator: http://visa.via.infonow.net/locator/global/

Existem outras opções para transferir dinheiro, cartões pré-pagos, transferência internacional, etc. Dessas não podemos falar pois não as utilizamos, assim como algumas pessoas trocam de banco ao chegar aqui. Por enquanto estamos satisfeitos com as nossas opções.

Então com a grana na mão vamos gastar. Não é bem assim, nós imigrantes quando pomos a mão no bolso não temos amigos nem conhecidos, estamos sós, sou eu e eu, ou eu e minha família, a bronca é só nossa. Então muita calma na hora de comprar, primeiro saber se é preciso, segundo comparar. As vezes vemos preços muito bons pois existem lojas falindo, se mudando (passando o bail), entrepots, liquidações de fim de estação etc. Pedir opinião também pode ajudar, se for imparcial e lembrem-se na hora de pagar estamos... isso mesmo, sós. Existem também os jornais semanais, cada loja tem o seu e alguns produtos são oferecidos muito abaixo do preço é só acompanhar torcer e esperar.

Para móveis conferir a Ikea, roupas e tudo mais tem no Zellers, tudo mais, desde casa, esportes carro, etc tem na Canadian Tire, roupas é na JVS, fazer a feira é no Maxi. Para facilitar abaixo tem os links para os diversos jornais semanais das lojas

Encontrar jornais das lojas

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3 de março de 2010

Cena de filme

Esta torre está em uma zona portuária Montreal (zona portuária no bom sentido, claro) e já apareceu em um filme rodado em Montreal, qual foi o filme?
A dica é: Um dos atores principais também trabalhou em Chronicles of Ridick.




O filme é Bon Cop Bad Cop

1 de março de 2010

Haja neve (amigo canino)

Na quarta passada, dia 24 tivemos uma queda de neve como já não víamos há tempos, no entanto a temperatura variou entre 3º e 4ºC, o resultado é foi uma neve grudenta e escorregadia, uma neve cheia de poças d'água escondidas.
Até os ônibus tiveram dificuldades, a neve não conseguia acumular por causa da temperatura mas era muito escorregadia e o nosso 535 atolava a cada parada do Ch. Côte-des-Neiges, precisando sempre de uma manobra de vai e vem para conseguir sair.

Mas é quando a neve começa a cair com mais força que ocorre algo que nunca foi dito antes, uma corrida secreta, ninguém vai assumir que existe, mas ela existe sim. Esta corrida é disputada entre os que fazem anjo de neve e os que passeiam com cães, os que fazem anjos de neve sempre perdem, é uma pena e depois explico porque.

Quando já acumulou alguns centímetros de neve quem tem cão sai, às pressas, para passear, pega uma guia bem longa e vai insinuando o seu bichinho em qualquer montículo de neve que apareça, as cadelinhas preferem um ponto mais central dos jardins e uma boa guia resolve, pois o dono não precisa invadir o alheio. Gente a coisa só vai aparecer no degelo da primavera, não é BLZ?

Anjo de neve? Haaa, tinha esquecido. Faça na primeira neve do inverno.
Criança gosta de anjo de neve, imigrantes (brasileiro) também. Mas é preciso muita agilidade para vestir mil roupas e ainda chegar antes dos cães, coisa que crianças e imigrantes não tem.

Ingenuidade é ouro, a gente na neve a bater os bracinhos quem poderia suspeitar que naquela neve um amigo canino já se aliviou. Mas agora acabou o segredo, tomara que a sociedade protetora dos animais não venha bater na minha porta, mas é que eu precisava desabafar.

Haa, você fez anjinhos nessa última neve?...