Começo do processo com envio do dossiê

28 de abril de 2010

Uns dias neva outros dias bate sol

Parque perto de casa, domingo de sol

Chemin de la Cote des Neiges terça á tarde, que diferença

Chemin de la Cote des Neiges terça 17:30

A tarde, da minha janela

Minha varanda a noite
Eu deveria dizer em uns dias bate sol e em outros neva.

A semana começou com muito sol, 22ºC, uma linda segunda feira, peguei a bike e fui conhecer um pouco da Route verte (20km dos mais de 4000km). Flores por todos os lados, dentes de leão já secos soltavam a suas sementes, até vi uma marmota.
Os jardins por aqui parecem mágicos, em um mês estão horríveis no outro lindos, no começo achei que vinha um jardineiro e plantava tudo escondido, ...que nada, é a primavera mesmo, grama alta, tulipas de muitas cores, e tudo isso sem nenhuma intervenção humana.

Mas depois de tanto sol e temperaturas amenas eis que na noite da segunda feira (26/04) apareceu uma previsão de chuva e neve, nem acreditei achei que seria só chuva mesmo.
Eu já tinha ouvido falar que a primavera só começa mesmo depois de uma boa nevasca, pensei que pelo jeito este ano seria diferente, mas a neve começou já de madrugada e ainda não parou, a temperatura variou de 0 a 3 º C.

Esta manhã, enquanto a neve caía, um casal tirava fotos na porta de nosso prédio, imagino que eram brasileiros recém chegados que deram a sorte de ver neve, quase em maio, afinal quando chegamos aqui queremos mais ver é neve mesmo e esperar até o fim do ano... Acho que eram brasileiros pois moramos no "Copacabana Palace de Montreal", como é conhecido nosso prédio pois tem muitas famílias de cariocas, e também um pouco de cada canto do Brasil, aqui nunca sei se digo Hi, Bonjour ou mesmo bom dia.

À tarde fomos pegar as crianças na garderie lá no Chemin de la Cote des Neiges, lá a neve já tinha acumulado, tirei algumas fotos. A neve no Chemin de la Cote des Neiges sempre vem com mais força, não é à toa que tem esse nome "Cote des Neiges". Vendo toda aquela neve me lembrei do inverno, ...como é bom ter um carro e com nossa garagem coberta e aquecida, víchhh que diferença. No inverno sem carro saíamos da garderie e íamos os quatro para a parada da Rue Plamondon, os dias acabavam cedo e não víamos a hora de subir naquele ônibus quentinho ver a neve pela janela.

E que venha o sol!

23 de abril de 2010

Respondendo informando - Cursos de ingles


O curso de inglês que eu estou fazendo é oferecido pela EMSB Comissão escolar anglófona de Montreal. No site da comissão escolar tem várias escolas e você pode escolher a mais próxima de onde você mora. O curso que eu faço é intensivo 4 horas diárias por 3 meses tem todos níveis do básico ao avançado custa $120,00 cada seção, que inclui o material: Livro texto, Caderno de exercícios, Gramática e Caderno de exercícios da gramática e uma agenda, que vocês veem na foto.
Os professores não são todos nativos a minha professora no momento é uma imigrante ela é ótima. Nesta semana tive aulas também com um professor nativo e foi ótimo também. Mas considerando-se o custo benefício e o conteúdo programático, estou satisfeitíssima, pois além de estudar inglês posso praticar o francês com meus colegas imigrantes que em sua maioria já fizeram a francisação.
Eu estudo de manhã mas este mesmo curso também tem horários a noite. Há quem consiga fazer francisação e curso de inglês a noite para mim não é uma boa opção pois temos as crianças mas para casais sem filhos é bom pois agiliza o processo de adaptação e também ganha-se tempo! Enquanto não estamos com emprego estudar línguas é a melhor opção. E muitas profissões (a maioria) pelo que tenho visto pedem o inglês nas ofertas de emprego!

20 de abril de 2010

HOME (English with subtitles)

Estou fazendo um curso de inglês enquanto espero começar a francisação e foi lá que vi esse documentário. Queria compartilhá-lo com vocês. É um filme com imagens belíssimas mesmo as imagens da devastação do meio ambiente são lindas. E tudo fica ainda mais dramático pela entonação suave da voz da narradora, expondo e explicando, com estatísticas estarrecedoras todo o caos e devastação que nossa sociedade é capaz de promover. É um filme aterrador. Ele é longo, mais de uma hora, e vale cada minuto. Eu adorei, espero que voces também gostem!
Está é a versão em inglês com legendas em inglês no You tube há versões em francês, espanhol e alemão não achei em português.


17 de abril de 2010

Lavando roupas - respondendo e complementando

quando eu comprei, elas eram do mesmo tamanho...


Vou tentar completar o post anterior e responder algumas perguntas de nossos leitores. Sobre as roupas que encolheram todas foram compradas aqui e em sua maioria meias e sous-vêtements das crianças. Eu sempre tomo cuidado de lavar as roupas trazidas do Brasil em ciclos de água fria ou morna e se possível seco no varal principalmente se for uma peça que eu ame muito, são poucas mas acontece!!

Sobre o OXY-PRO para evitar as manchas é sempre bom usá-lo só na hora da lavagem... Todos os casos de desbotamento e manchas que ocorreram foi em roupas em que apliquei o produto muito antes da lavagem.

Acredito que a secadora pode causar o encolhimento das roupas, depois compramos um varal e passamos a secar algumas roupas em casa não tivemos mais encolhimentos. Do Brasil eu trouxe um varal tipo guarda-chuva, me arrependi muitíssimo de só ter trazido um. Se puder traga muitos, aqui tem, mas não é fácil de achar. E um de qualidade similar ao que eu trouxe sei que deve ter mas, não achei ainda. Quando se tem o hábito de lavar a lingerie no banho ele é indispensável.
Uma coisa que aqui ainda não achei foi sabão em barra, uma amiga já me disse que viu sabão de coco para vender, mas eu, nunca achei.

E por último mas não menos importante obrigado pelos comentários e por nos linkar ficamos felizes em poder ajudar!

12 de abril de 2010

Lavando roupa Tutorial

Da esquerda para direita amaciante de papel, removedor de manchas, amaciante líquido e Sabão de lavar roupas.

Esse post é dedicado a voce, amiga dona de casa e também a todos os filhinhos e filhinhas da mamãe que não estejam familiarizados com os serviços domésticos em geral.
Lavar roupa aqui em Montreal, quando mora-se em prédios, não é uma coisa muito óbvia ou fácil.
Geralmente os edifícios aqui tem uma lavanderia comum para todos os moradores. No nosso prédio em particular não é permitido ter lavadoras ou secadoras (laveuse e secheuse) dentro dos apartamentos, mas isso não é uma regra geral.
Cada lavagem ou secagem custa entre $1,50 e $1,75 aqui pagamos com moedas de $0,25 mas em alguns lugares é com um cartão de recarga. Para obter as moedas falamos com o Concierge ou podemos pedir no Banco...
O sabão de lavagem (lessive) de roupa é geralmente líquido mas pode-se encontrar em pó, eu só comprei uma vez, pois para os que, como eu, tem que descer com todo o arsenal de limpeza e mais uma tonelada de roupas não é nada pratico, o saco é muito grande e não tem medidor.
Para tirar manchas uso um produto removedor de manchas chamado OXY-PRO (primo do Vanish) que em 98% dos casos não mancha o tecido e retira totalmente ou quase, todo tipo de sujeira. Aplica-se sobre a mancha antes de colocar para lavar.
O amaciante pode ser líquido ou em folhas de papel. O líquido recomendo só para quem tem máquina em casa e que tenha depósito para o amaciante, as máquinas das lavanderias em comum geralmente são jurássicas e não vem com esse advento tecnológico. Nesse caso tem-se que esperar pelo enxague nos últimos 10 minutos de lavagem para colocar o amaciante, nada prático!
Os papéis amaciantes por outro lado são muito mais práticos! Usamos na secagem e ele ajuda a diminuir a eletricidade estática, potencializa a secagem, deixa tudo macio e cheiroso. Eu só descobri esses benditos por acaso numa liquidação do supermercado... Fique atenta, amiga dona de casa, a toda e qualquer aglomeração de mulheres em gôndolas de supermercado podem indicar um bom produto que devemos investigar!
Agora a ciência da lavagem em si! Os ciclos de lavagem variam entre 22 a 26 minutos. A lavagem no ciclo de roupas brancas usa só água quente e a do cores vivas usa só água fria. Todos os outros são com água morna. Nas máquinas aqui de casa existem 6 tipos de ciclos de lavagem :
  1. tecidos brancos Blanches
  2. tecidos cores vivas couleurs vives
  3. tecidos delicados delicats
  4. tecidos sintéticos (que não amassam) infroissables
  5. Roupas de lã lainages
  6. tecidos Coloridos couleurs

A secagem tem três opções de ciclo: brancos, sintéticos e delicados. Em todas as máquinas que eu usei até hoje eles são de pelo menos 60 minutos cada. Aviso que as roupas secas na secadora podem encolher. A secadora de roupa tem um filtro que deve estar limpo para que ela funcione a contento. Lembre-se de sempre verificar antes de começar o ciclo e de limpá-lo após o fim da secagem.
Aqui no prédio temos apenas 3 lavadoras e 3 secadoras. O método que uso atualmente e que foi o melhor, mais rápido, eficaz e econômico, para nós que temos semanalmente pelo menos 4 lavagens de roupa para fazer, é o seguinte:
Primeiro eu escolho um horário estranho para encontrar a lavanderia vazia e uso todas as máquinas ao mesmo tempo (sei que é feio e pouco civilizado, não recomendo, mas faço sempre que posso) lavo tudo e só depois começo a secar. Na secadora não entram as roupas sintéticas, roupas íntimas, pijamas, roupas de baixo etc. Essas eu trago para secar no varal, no inverno esta é uma pratica recomendável e é ecológico pois economiza a energia do umidificador, além do dinheiro da secagem ;D
Nas secadoras daqui podemos colocar moedas a mais e assim aumentar o tempo de secagem geralmente coloco $1,00 a mais e seco todas as roupas. A minha meta é nunca gastar mais do que $10 semanais.
As dicas mais importantes de todo esse falatório são: seque tudo junto, junte sempre a maior quantidade possível de roupa suja, retire as roupas pequenas e seque-as dentro de casa e compre amaciantes de papel a roupa fica muito menos amassada e para pessoas, como eu, adeptas do modo gênio da lâmpada de viver, fica menos na cara que a pessoa saiu de dentro da garrafa.

8 de abril de 2010

Manter a família informada com álbuns de fotos na internet

Ao chegar no Canadá nos deparamos com a dificuldade de mandar para nossos parentes e amigos fotos das nossas aventuras aqui na terra do gelo! Inicialmente pensamos em mandar via e-mail mas havia a limitação do tamanho das mensagens então depois de alguma pesquisa achamos o Picasa (ferramenta Google).

Usar o Picasa é fácil, mas é necessário antes ter uma conta Google, quem tem um blog do Blogger, conta no Orkut, ou Gmail já tem automaticamente uma conta no Picasa e ai só é necessário instalar o programa. Com a conta do Picasa temos gratuitamente 1024mb de armazenamento, que também pode ser estendido para 20 Gb com pagamento de uma taxa anual de Us$5.

O Picasa nos permite criar vários álbuns (como este) com dezenas de fotos ou filmes. Podemos liberar todo o conteúdo da conta, restringir a conta apenas a convidados ou podemos enviar o link de álbuns separadamente. O legal é que cada link só dá acesso a um álbum por vez, assim podemos enviar links mantendo nossa privacidade e também o interesse de quem vai ver os álbuns. Por exemplo, podemos criar um álbum chamado "Arquitetura em Montreal" e mandar o link para nossos colegas arquitetos, assim eles verão as fotos da arquitetura e não as nossas fotos no café da manhã, ou banho das crianças que não lhes interessam, e que por outro lado interessa às avós que nem ligam para arquitetura.


  1. Visualização das fotos
  2. Lista das pastas de imagens
  3. Barra de Ferramentas
Para começar temos que fazer o download do Picasa, após instalado abrimos o programa que é super simples de usar, e ele vai automaticamente procurar e indexar todos os arquivos de vídeo e imagens, então é só criar os álbuns com suas fotos favoritas e enviá-lo (sem precisar fazer o upload das fotos individualmente) pelo software Picasa para sua conta na web. Assim cada álbum da web tem um endereço que incluímos nos e-mails que mandamos.

O link fica assim:
http://picasaweb.google.com.br/llarquiteta/Montreal?authkey=Gv1sRgCPPMxPmnrryrxwE#