Começo do processo com envio do dossiê

30 de agosto de 2010

Curso de inglês subvencionado


Quem leu o post anterior talvez se recorde que ele fala de um certo curso de inglês regido pela Comissão Escolar Inglesa de Montreal, a inscrição ainda está aberta e o valor total é de $120 CAD, com tudo incluído.

O curso é subvencionado pelo governo e já foi comentado nos seguintes posts: HOME (English with subtitles) e Respondendo informando - Cursos de ingles.

A seção deste trimestre começou no último dia 30 e vai até o dia 22/12, o preço é $120 CAD, mas pago em especie. Alguém perguntou se esse preço é para todas as escolas, para confirnar o melhor é procurar no site da Comissão Escolar para ter certeza, só posso garantir o valor para a High School of Montreal Adult Centre.

O curso é oferecido pela manhã ou a noite. Para quem não está bem no inglês, não começou a francisação, nem trabalha o curso é bom e vale a pena pois os livros são ótimos e estão incluidos no preço.

28 de agosto de 2010

Moro em Glenmount, Montreal (escolas)

Depois de quase 10 meses finalmente descobri onde moro, pode parecer estranho mas sou capaz de apostar que pouca gente que mora por aqui sabe o verdadeiro nome do bairro. Glenmount é uma faixa estreita que fica entre a cidade de Mont-Royal e a Avenida Jean Talon, oficialmente fazemos parte de Cote des Neiges e Notre Dame de Grace. Acredito que todos que moram aqui prefeririam fazer parte da Cidade de Mont-Royal, que é muito bonita só que mas parece um condomínio fechado e não possui hospitais, nem Centre d'Emploi, nem outros serviços, para todos esses serviços geralmente temos que ir à Cote des Neiges.

Aqui vivemos bem, temos muitos parques, ruas super tranquilas, vizinhança amiga, muitos brasileiros, mas brasileiros tem em toda parte por aqui. Não temos muitas opções fáceis de transporte público mas podemos dizer que o bairro é em grande parte responsável por nos sentirmos bem aqui no Québec.



Para quem está pensando em onde ficar quando chegar, são muitas as opções todos são unanimes que a proximidade de uma estação de metro é importante, mas hoje vejo que há mais a ser analisado.

Para quem tem filhos uma boa escola é muito importante e aqui não podemos escolher a escola, a criança vai para a escola do bairro. Se morássemos alguns metros de onde moramos, nossos filhos teriam que frequentar a escola na Rua Bedford e Goyer, a Rua Goyer não é um lugar muito bonito e já ouvi falar que existe gente ligada à gangs por lá, tenho que dizer que por aqui não há aqui bairros violentos ou qualquer coisa como tínhamos no Brasil.

Claro que um bairro com bons preços de aluguel não significa que tenha uma boa vizinhança, mas quem mora na Goyer ou em Hochelaga, que é um bairro bonito, eventualmente pode descobrir que há uma gang na rua, e para quem tem filhos...

Algo que considero importante, não sei se estou certo, é que meus filhos frequentem estabelecimentos onde a maioria fale o francês quebecois, algo que não acontecia na garderie onde eles estavam pois todos eram imigrantes. Em alguns bairros há tantos imigrantes que talvez isso os influencie na pronuncia.

Aqui no Canada temos uma sensação de segurança que não tínhamos no Brasil, e quando se mora em um bairro legal em um bom ap, boa escola para as crianças isso nos deixa tranquilos.

Aqui em Montreal temos muitas escolas e todas são regidas por umas tantas comissões escolares diferentes, a escola que nosso filho vai frequentar é da Commission scolaire Marguerite-Bourgeoys, mas existem outras tantas, a minha esposa faz um curso de inglês numa escola regida pela English Montreal School Board que é responsável por escolas em inglês.

Coloquei uns links abaixo para quem quiser pesquisar as escolas.



Comissões em Montreal:
Commission scolaire Marguerite-Bourgeoys
Buscar estabelecimentos de ensino

Commission scolaire de Montréal
Buscar estabelecimentos de ensino

Commission scolaire de la Pointe-de-l'Île

Buscar estabelecimentos de ensino

English Montreal School Board
Buscar estabelecimentos de ensino

Dados sobre o desempenho das escolas da Província

19 de agosto de 2010

Canadien français québécois... whatever

Filme Cult quebecois é assim. O filme abaixo é um trecho de Elvis Gratton, ainda não vi o filme mas bom humor pelo jeito não falta, digo isso pois vi a "trilogia" As invasões barbaras, e me arrependi.
Aproveitem!