Começo do processo com envio do dossiê

29 de maio de 2012

Construindo Crédito



Há algum tempo atrás descobrimos que nosso cartão de crédito do HSBC não estava funcionando para construir o crédito aqui no Canadá. Essa informação não é oficial, mas alguns outros brasileiros que conhecemos e que fizeram do HSBC seu banco aqui no Canadá passaram pelo mesma experiencia que nós. Ao tentar usar o cartão de credito emitido pelo HSBC como referencia de crédito tiveram suas propostas de crédito negadas.
Ao descobrir isso, começamos a correr atrás de outros bancos que pudessem nos oferecer um cartão de crédito para começarmos mais uma vez a construir nosso histórico de credito aqui. 
Descobrimos então um programa do ScotiaBank  (imagino que existam também em outros bancos) que oferece ao recém-chegado ao Canadá a oportunidade de abrir uma conta corrente no banco sem depósito obrigatório e ainda com a opção de obter um cartão de crédito da bandeira Visa com limite de $1000,00 sem ter que deixar depósito retido no banco ou qualquer outra obrigação. 
Para abrir a conta é bastante ter o documento que recebemos do oficial de imigração no Landing, e esse programa é para todo imigrante com menos de 3 anos de residência no Canadá. Para maiores informações o site do Banco explica em maiores detalhes em francês e inglês.




23 de maio de 2012

Repassamos o aluguel de nosso ap

Depois de muita expectativa conseguimos repassar o nosso contrato de aluguel e para uma família brasileira que chegou por aqui há um mês.

Quando chegamos pegamos um repasse de aluguel, na época o concierge foi logo dizendo que ele deveria resolver tudo e fazer um novo contrato com um novo valor, imigrante recém chegado é sempre alvo certo. O que acontece é que os concierges não gostam de repasse de aluguel, acho que eles ganham comissão para renovar e reajustar o valor dos alugueis, então eles enganam os locatários dizendo que não é possível, que eles tem que ser informados, etc.

Dois anos mais tarde com mais experiencia sabemos que a lei permite o repasse e que o proprietário só pode recusar se tiver algum motivo justo para não aceitar o futuro inquilino, assim o novo inquilino indicado pelo anterior fica com o mesmo valor e mesma data para fim do contrato e se o concierge não participa do processo não tem porque achar ruim. Sendo assim ligamos direto pra a administradora do imóvel falando de nossa intenção de repassar o aluguel, a administradora então mandou o documento de transferência que assinamos hoje à tarde. Como nosso prédio recebe muitos brasileiros ele não fazem pesquisa de credito, pedem o pagamento do primeiro e último mês adiantado, eles sabem que brasileiro é bom pagador.

Vamos sentir falta de nossa vizinhança e do bairro, para quem estiver vindo meu conselho é procurar ap aqui perto na Ville de Mont-Royal e quem sabe no nosso antigo endereço , a quem interessar é só seguir o link e acho que sempre tem ap disponível sobretudo entre junho e julho que são os meses em que todo mundo se muda.