Começo do processo com envio do dossiê

2 de março de 2011

"O mundo é grande demais para se nascer e morrer no mesmo lugar"



O Brasil melhorou e muita gente fora dele já se deu conta, até alguns dentro dele também, só acho estranho que alguns brasileiros ainda achem q FHC teve mais haver com as mudanças no Brasil q Lula tem.
Por aqui muitos já sabem que o Brasil está melhorando, mas aqui poucos sabem qual língua que se fala no Brasil, mesmo Brasilia sendo muito conhecida alguns ainda acham que Buenos Aires é a capital brasileira. Muitos por aqui, sobretudo latinos e árabes, querem saber se o Brasil vai conseguir sediar a copa, o q mesmo para nós é um mistério então me dizem se a Africa do Sul conseguiu...

O Brasil vai realizar o seu potencial quando alguém que nasceu preto e pobre possa se educar, desenvolver suas capacidades técnicas, ter um bom trabalho, uma vida confortável e isso ser a coisa mais normal. Antes de viver no Canada eu pensava em Darcy Ribeiro e suas idéais sobre sociedade mestiça e tropical, eu achava legal viver em um país único, uma sociedade nova.



Passei a ter um visão diferente depois que cheguei aqui, aqui vejo um africano com um carro legal (Mercedez, BMW, etc) e penso em quantos brasileiros negros tem um carro legal e quantos imigrantes e negros no Brasil tem um carro legal, onde está a sociedade brasileira, tolerante e sem preconceitos de que falam?

A classe média brasileira ainda pensa "por que pobre não pode trabalhar como doméstica? Trabalhar não faz vergonha" É... talvez o pobre prefira trabalhar em outra área, sobretudo uma com menor carga horaria e melhores salários.
Aqui mesmo alguém com um bom salário tira pessoalmente a sua neve, ou contrata o serviço de alguém que tem uma enorme pá instalada na frente da pickup e temos as babás filipinas também, mas pelas casas que frequentam devem ganhar muito bem.


Já li em algum blog que no Canada "as pessoas não tem Deus
no coração", imaginem então uma sociedade que aceita

que pessoas possam morar em palafitas como estas.


O Brasil tem gente muito rica e muito pobre sem perspectivas para o futuro, pasmem pois quando o presidente defendeu uma ajuda, irrisória, por mês para que as pessoas de baixa renda pudessem viver melhor, desenvolver a economia e dar condições de manter por mais tempo os filhos na escola muitos foram contra, aqui no Canada a ajuda do governo é bem mais que irrisória e acho que mesmo alguns brasileiros que a recebem aqui são contra a "ajuda do Lula".

É deixamos o país, não viemos, necessariamente, ensinar, mas aprender, aprender um novo modo de fazer as coisas. Nós, no fundo somos brasileiros e nordestinos, não estamos fugindo disso ou daquilo, abandonando ou traindo nosso país é mais uma resposta à um anseio de mudança que está dentro da maioria dos imigrantes, muitas coisas no Brasil me enervam, aqui também tem coisas com as quais não concordo, só que para quem acha que "O mundo é grande demais para se nascer e morrer no mesmo lugar" a imigração é a solução.

Um comentário:

Rossana disse...

Simplesmente fantastico o post!
AMEI!

Bjs