Começo do processo com envio do dossiê

15 de março de 2010

Permis de conduire II


Continuação do post Permis de Conduire

Quando cheguei no Canadá eu achava que o permis me traria gastos e que seria melhor faze-lo quando já estivesse empregado, na verdade nem tanto pois temos um ano para fazer o permis e se ausentar do trabalho logo no primeiro ano não é uma boa idéia. Mês passado vi duas funcionárias da garderie conversando e uma delas contava que a outra não tinha vindo, foi tipo: "Fulana não veio, ela foi fazer aquelas coisas dela, foi para a auto-escola, sei lá, né?", esse tipo de comentário pelas costas ninguém precisa e ainda mais que acredito que os exames são feitos em horário comercial.

Claro que tem um custo, custo das fotos, de cada exame, custo da emissão do permis que varia de acordo com a sua data de nascimento e de auto-escola quem quiser. Mas o imigrante que atravessa as portas do SAAQ sabe que vai por a mão no bolso, as taxas não são altas, mas quem não é aprovado tem que pagar outra vez se não for aprovado, então é bom estar preparado.

O exame teórico é fácil, as placas e sinalização são os assuntos mais difíceis. O exame prático tem suas dificuldades e temos que providenciar um carro, se for de locadora e sobretudo se for próprio, tem que estar perfeito, piscas, buzina, freios, tudo. Como eu já falei o sistema favorece as auto-escolas então o mais fácil é alugar direto com elas, 40cad.
Numa sala de espera enorme o seu número é chamado e se for carro de auto-escola o examinador já estará com as chaves. Então começa a encenação e temos que conhecer o roteiro muito bem. Vamos lá.

Vamos até o carro, o circulamos e damos uma olhada geral. Entramos, pomos logo o cinto (1) e ligamos a chave(2) para aquecer o interior, se não estiver frio pode esperar para depois das instruções do examinador. Nesta hora o examinador vai falar algo, quem quiser ir amolecendo o sujeito a hora é essa, manda logo uma conversa. Voltando à encenação hora de regular espelhos, bancos, volante, encosto de cabeça e o ar também. Passamos a marcha (3) tiramos o freio(4) e ligamos o pisca, a mão tem que estar no encosto de cabeça do passageiro. Muita calma e atenção o estacionamento é cheeeio de placas de pare e tudo mais e ninguém quer ser reprovado antes de sair do estacionamento e não ver uma placa de pare é um bom motivo para ser reprovado, aconselho ir de carro para o exame teórico pois podemos observar o estacionamento, as placas e a saída.

As imagens abaixo são da ficha de avaliação do SAAQ e da auto-escola por elas dá para ter uma idéia dos pontos principais do exame de condução por aqui.


Alguns pontos são muito importantes:
RACRA
Arret 3sec, Arret 5sec
GDG
Vitesse
Lumiére Jaune
Piéton

RACRA, é a sigla para Rétroviseur, angle mort, clignotant, rétroviseur, angle mort. Ao mudar de faixa ou fazer uma conversão devemos fazer este ritual, usar os retrovisores externos é um tabu, evite. O retrovisor interno deve ser usado sempre.
Arrêt 3sec, Arret 5sec, na maioria dos cruzamentos há uma placa de arrêt/stop, devemos parar por 3 segundos, olhar esquerda, direita e esquerda (GDG), em cruzamentos em que não há faixa preferencial cruza o carro que chegou primeiro a linha de pare, quando a faixa não é preferencial para-se por 3 segundos, avança, pára 2 segundos, faz o GDG e segue.
GDG, olhar esquerda, direita e esquerda.
Vitesse, a velocidade é a que indica a placa, se não houver placa é 50km/h. Durante o exame deve-se passar por escolas e parques nestes locais a velocidade é de 30km/h, mas só quando uma placa indica. Deve-se andar o mais próximo possível da velocidade máxima, nada de 40 onde é 50.
Lumiére Jaune, sinal de transito ou semáforo aqui é lumiére, e deve-se parar no amarelo, alguém aqui não entende que amarelo é atenção, tem que parar. Há, olhou para o ângulo morto, ficou amarelo e você não parou... bye, à la prochaine.
Piéton, onde não houver sinal ele tem prioridade, então não marquem exame em horário próximo à saída da escola, tem mais gente na rua e crianças são imprevisíveis parece que não vão atravessar a rua e, pow, mudam de idéia. Outro bom motivo para não escolher esses horários são os ônibus escolares, andam devagar e quando ligam o pisca alerta todo mundo tem que parar a 5 metros.

Outros pontos importantes

Devemos parar a uma distancia de 3m para o carro da frente.
Para dobrar à esquerda se estamos na 3ª faixa devemos ir para a 3ª faixa e depois trocar para a esquerda (2ª ou 1ª faixa).
Para dobrar à esquerda no semáforos, se o ele estiver piscando pode ir, se não piscar e se formos o primeiro podemos avançar até o cruzamento e esperar até que não venha carro.
Para dobrar à direita devemos ver se o semáforo tem 3 ou 4 luzes, quando tem 4, a quarta é uma seta que indica que o trânsito está livre em uma só direção, devemos esperar o verde.
Saber se uma rua é mão única é difícil mas se houverem carros estacionados na esquerda voltados para o mesmo lado dos da direita então é, isso é importante pois muitas das ruas pelas quais passamos no teste são mão única e se vamos virar à esquerda devemos ir para a esquerda.
Quem quiser fazer aula de auto-escola escolha uma próxima ao local do exame pois elas farão as aulas no mesmo local do exame e as auto-escolas mais distantes não.
Semáforos piscando: Se for verde significa livre à esquerda, se for amarelo atenção, se for vermelho é igual ao sinal de Arrêt/Stop deve-se parar, fazer o GDG e seguir se nenhum outro carro tiver chegado antes ao cruzamento.

Quem tiver alguma dúvida deixe a pergunta no comentário e tentarei responder em um novo post.

2 comentários:

merciquebec disse...

oi gente, leio blog há um tempinho, acho q é a primeira vez q comento aqui. só queria dizer q adorei esse post. infos muito valiosas! valeu, continuem assim. bjokas. ótima semana pra vcs.elen=0)

Lely disse...

Oi pessoal!
Me considero boa motorista, mas depois de ler esse post fiquei preocupada... hehehe. Parece confuso!

As aulas de auto-escola ajudam a se sentir mais confortável com o trânsito aí ou você acha desnecessário?

Aqui em Manaus é a terra do trânsito sem lei... Você se sente dirigindo na Índia! hehe.
Vai ser bom dirigir num lugar mais organizado...

Abraços,

Lely