Começo do processo com envio do dossiê

8 de março de 2010

Permis de conduire

O permis de conduire Quebecois, apesar de não ser obrigatório é um documento muito importante no processo de integração do imigrante e é emitido pela Société de l'assurance automobile du Québec, SAAQ.
Ao chegar no Canadá nós brasileiros podemos dirigir por 90 dias com a habilitação brasileira e temos um ano para fazer um echange de permis.
O exchange de permis é apresentar a habilitação brasileira e passar em exame teórico e prático. Após os 90 dias para dirigir é necéssario um permis apprenti conducteur até para frequentar auto-escola e a presença de alguém com permis local de mais de 2 anos, que pode ser o instrutor ou um amigo. Para quem não fizer o exchange no período de um ano, digamos que a situação fica muito complicada.

Uma dica é antes de sair do Brasil fazer um cartão de crédito com seguro para aluguel de veículos, assim o preço do aluguel do carro fica muito mais barato pois não é preciso incluir o seguro. Alugar um carro ajuda muito a treinar e também a discontrair

Etapas a seguir:
A primeira etapa é ligar para marcar o rendez-vous, os documentos necessários lhe serão ditos pelo telefone.
Ir ao SAAQ: Para quem está em Montreal, pegue o metro direção Montmorrecy, desça na estação Henri-Bourassa sai pela Rue Berri, atravesse a rua e pegue o 171 ou 164, eles vão até o SAAQ.


O SAAQ parece um centro de imigrantes pois é só o que tem por lá, Quebecois são aqueles com 16 anos e a mãe ao lado, ou os que estão emplacando carro, são rarissimos, Sempre que for lá de um jeito na aparência pois é tirada uma foto no começo do processo e outra no fim.
Algumas pessoas passam nos exames de primeira e com um mês já estão com o permis, mas devo dizer que não são maioria, é preciso treino e cabeça fria para passar. Na verdade o sistema é montado para favorecer as auto-escolas, uma das primeiras perguntas é se fizemos auto-escola. De fato alguém que frequenta uma auto-escola está mais apto a entender o transito aqui, pois algumas coisas são muito estranhas. Existem várias escolas e preços que variam entre 25 e 50cad. Eu não passei no primeiro exame prático e fiz algumas aulas com uma portuguesa, Suzy, na Tecnic (514)389-8237 valeu muito a pena, a Suzy é uma figura e poder falar em português ajudou.

No primeiro rendez-vous é feito um exame de vista e um teórico, para passar no teórico é só fazer os Tests en ligne algumas vezes, há também dois livros recomendados: Guide de la route e Conduire un véhicule de promenade, o primeiro é o mais importante.


Passado o exame teórico vem o prático que é marcado para uma ou duas semanas após, quem quiser adiantar é só ligar alguns dias depois, sempre aparece vaga.
Existem vários centros onde são feitos o exame prático, a diferença é que para os da ilha de Montreal é proibido dobrar a direita com o sinal vermelho. Gente! no Quebec se não estiver na ilha ou se não houver indicação contraria é permitido dobrar a direita com o sinal vermelho.

(CONTINUA)

Nenhum comentário: