Começo do processo com envio do dossiê

16 de março de 2009

O preço a pagar

Para quem não está familiarizado(a) com a filosofia do Pica-pau estou postando o filminho abaixo, é o da bruxinha que montava na vassoura e dizia "Lá vamos nós", o problema é que ela não queria pagar os 50 cents então o Pica-pau não a deixava voar na vassoura.

Qual a filosofia disto? No nosso caso é que a imigração tem um preço a ser pago. E o preço muitas vezes é em $ CAD outras vezes em suor, em persistência, paciência e mesmo em humildade.

Apostar o futuro em um país diferente com uma língua diferente sem muita pesquisa, sem estudar a língua, sem estar preparado pode ser um grande problema. A língua me parece ser um fator de extrema importância no processo de integração e aceitação do imigrante. Claro que todos temos um orçamento e nem sempre dá para incluir três horas diárias de francês por semana com professor particular, mas sempre dá pra incluir um pouco de faça você mesmo e a Internet é muito útil, podemos conhecer gramática, a história no Wikipedia, noticias nos jornais online e nas tv online um pouco de tudo.

Tempo livre... oba, vamos estudar!

Nenhum comentário: