Começo do processo com envio do dossiê

8 de janeiro de 2010

Um quebecois falou comigo, Oba!

Aqui tem muitas etnias, muitas mesmo, mas também tem alguns quebecois "de souche". Andando pela rua as outras etnias não vão te dar muita bola, mas algum quebecois pode querer falar com você.

Quando um brasileiro chega por aqui fica meio, ou muito, apreensivo pensando em ter que falar com os quebecois e tentar entender este francês tão particular e recém chegados do Brasil a gente fica desconfiado quando um estranho puxa conversa, mas não fique. Quando um quebecois puxa conversa na rua está querendo te dar ou oferecer algo, (de grátis). E já nos aconteceu várias vezes, as crianças já ganharam um livro outra vez um bicho de pelúcia, uma vez emparelharam com o meu carro, até achei que tinha trancado alguém, era uma senhora oferecendo a vaga que ela tinha pago por uma hora, hoje me ofereceram mitaines porque saí sem luvas.

Isso sem falar nas vezes que nos chamaram para ceder o lugar para que sentássemos com as crianças, e nas vezes que nos avisaram que tínhamos deixado cair algo. Hoje uma senhora perseguiu o meu ônibus correndo para entregar uma garrafinha que o filhinho da senhora que me ofereceu as mitaines deixou cair na parada de ônibus.

Assim é o quebecois, mas claro que não devemos confundir as coisas, por exemplo, ninguém vai deixar de te vender algo só porque não é o melhor para você, e é claro, se você alugar um ap imundo e pedir uma limpeza o concierge vai dizer que você alugou porque quis.

Nenhum comentário: