Começo do processo com envio do dossiê

20 de julho de 2009

"Brasileiros aproveitam política e viram 'imigrantes de luxo' no Canadá" Matéria no G1


Quem já deu entrada no processo já deve ter visto algumas reportagens da tv sobre a imigração, concordar já é mais dificil. O problema é que tudo que é apresentado, engenheiros motoristas de táxi profissionais de nível superior fazendo faxina, gente vivendo ilegalmente e coisas do tipo, é tão diferente do que nos conta quem já está por lá nos blogs e foruns.

Claro que alguns vão trabalhar fora da área de especialização mas tudo que é feito com dignidade vale. A verdade é que de nada adianta ser um profissional frustrado no Brasil, estudando para fazer um concurso público, se lamentando por ter seguido a vocação e não ter estudado direito e ser analista do STF. Quem é profissional liberal, pricinpalmente ligado à vendas conhece bem as reuniões semanais, ou diárias, onde todos são lembrados da posição instável e precária que ocupam na empresa.
Eu nem vou falar da violência que nos lembra da precariedade de nossa integridade física, de nossas vidas, de nossos filhos e das pessoas que amamos. Não é só o trabalho que buscamos é dignidade, justiça, igualdade, estabilidade, etc.

Mas voltando ao tópico principal deste post, acabo de ler uma reportagem no G1, que é um site ligado à Globo. O título é Brasileiros aproveitam política e viram 'imigrantes de luxo' no Canadá achei a matéria bem mais próxima do que lemos nos blogs e foruns e já no meio da matéria vi que incluíram o depoimento de Patrick do blog Rumo ao Sonho !!! e também da série de vídeos J'adopte un pays.
Que mudança, a imigração para o Canadá passa a ser um fato, e não mais uma matéria préfabricada por um repórter que não se deu ao trabalho de conferir a realidade ou quis criar alguma polêmica para ocupar as mentes dos telespectadores do Domingão do Faustão e programa do Gugu.

Um comentário:

* Serena * disse...

A matéria ficou boa (ahaha o Patrick tá ficando famoso...), mas achei o título "Imigrantes de luxo" um pouco forçado. Poderia ter sido algo mais sutil...

Abçs!