Começo do processo com envio do dossiê

14 de julho de 2009

Como se vestir para o inverno no Quebéc

Comment s'habiller en hiver au Canada ?
Completando os posts anteriores, Clip dos Cowboys Fringants e Onde comprar roupas de frio, em que falei das lojas de roupas para inverno, neste post falarei sobre o que usar e como.
Os exemplos mostrados são de roupas disponíveis no mercado brasileiro, mas como já disse antes o melhor é só comprar no Brasil o essencial, ou seja as duas primeiras camadas e por questão de preço e variedade comprar o resto das roupas de inverno ao chegar no Canadá.

Este post dá uma orientação em termos de frio máximo (baixas temperaturas e exposição prolongada), no entanto no dia a dia em uma semana das mais frias em que o frio fica entre -12º e -15º podendo chegar à -20 (temp. média durante o dia) e a exposição de no máximo 15 minutos(tempo suficiente pra pegar um ônibus ou trem) Dá para aguentar com muito menos, principalmente com as roupas compradas no Canadá que são mais eficientes.

O Princípio das Camadas
O princípio das camadas consiste em usar várias camadas de roupas, a camada mais próxima do corpo absorve e deixa passar o suor, esta camada deve ser trocada no fim do dia mesmo se parecerem secas, as camadas seguintes conservam o calor e protegem do vento.Este sistema além de proteger melhor pode-se remover, ou recolocar, cada camada e se adequar à temperatura do ambiente.

Primeira Camada:

Segunda pele, long johns, Underwear ou sous-vêtements.
São justas parecendo meias calças ou ceroulas, as mais adequadas são as feitas com fibras sintéticas, tipo dry-fit que tem a função de manter o corpo seco e absorver o suor afastando-o da pele.

CamisaCalças ou ceroulas




Luvas(Gants)Meias (Chaussettes, bas)



Segunda Camada:

Fleece ou Polartec

Serve para manter o calor do corpo, são roupas compostas de tecidos fibra sintética de polyester (lã polar), Polartec, Windstopper, Polarwarm, Microfleece, Pile, Thermotex, etc.

Se o frio não for muito intenso, e não tiver neve como segunda opção pode-se trocar por calça jeans e casaco de lã ou moletons.







FleecePolartec
Luvas (Gants)
Meias (Chaussettes)


Terceira Camada:

Corta Vento ou Anorak

Esta camada protege da água, da neve e sobretudo do vento, um casaco de lã é inútil sob efeito do vento.

Esta camada deve ser respirável e impermeável, geralmente é fabricada com Gore-tex. Este tecido deixa a umidade do corpo(suor) sair, mas a água não entra.


















Manteau à capuchon
Pantalon
Luvas (Gants)Botas (Bottes)


QuartaCamada:



Protegem do frio intenso e de longas exposições ao frio, possuem uma camada de Duvet ou penas de ganso. Este tipo de roupa pode ser alugado em excursões, estações de ski, etc.














ManteauMoufle ou mitaine


Camadas extras





















Gorro (Tuque)
Cachecol (Cache-cou)
Balaclava
(Cagoule)


Lista do que vestir para sair na neve.


-Dois pares de meias (chaussettes), se estiver muito frio, uma grossa e uma mais fina, sobrepostas.
-Conjunto de segunda pele (sous-vêtements chauds), que cubra braços e pernas, evite as de algodão.
-Pulover (pull) de lã ou Polartec
-Casaco de mangas longas (veste à manches longues)
-Calça (pantalon) ampla, estilo moleton
-Luvas (gants) de lã e Mitaines (luva sem dedos, só o polegar) sobrepostas
-Gorro (bonnet, tuque) de lã
-Cachecol (cache-cou)
-Botas de inverno (Bottes d'hiver)
-Calça e casaco, tipo ski ou snowboard

Outros:


Protetor solar (Crème solaire), no inverno os raios UV se refletem na neve.
Protetor labial (Baume pour les lèvres), para evitar rachadura nos lábios.
Óculos de sol (Lunettes de soleil ), o reflexo do sol na neve pode ser muito incomodo.
Creme hidratante (Crème hydratante), para o rosto.

Para quem leva uma câmara fotográfica quando estiver muuito frio (quand il faisait frêt) levar um agasalho para ela também.


Para conhecer os nomes algumas Roupas e acessórios em francês veja nosso post Francês em vídeo ou visite uma loja canadense especializada como a MEC.

Um comentário:

* Serena * disse...

Post muito informativo! A primeira camada ali, vi na decathlon pra vender. Os preços estavam até que bons!

Quanto ao meu proesso, essa é a idéia mesmo. É que fui pega muito de surpresa, e estava arrumando papelada pros vistos americanos + canadense de turismo... Já estou preparando a documentação de tudo que preciso enviar, e assim que tiver o contrato da escola de Montreal eu vou mandar também, já que vou estudar 20 horas/semana e ficar mais de 2 semanas por lá!

Junto com isso mando o TOEIC, mas confesso que agora to bem perdidinha! Acho que é a proximidade, quando vai chegando perto vai dando ansiedade...

Obrigada pela dica!

Abraços,

Dani