Começo do processo com envio do dossiê

12 de agosto de 2009

Como não perder os dados na hora de preencher os formulários



Formulários abertos com o Gimp

Na hora de preencher formulários em arquivos Pdf não tem coisa pior que descobrir um erro e ter que refazer tudo à mão.
Mas para tudo tem uma solução, então lá vai a dica.

A melhor forma de preencher os formulários é faze-lo no computador, claro, alguns dão esta possibilidade (Formulaire à remplir à l'écran/Fillable form), mas outros não, então porque não escanea-los e preencher em um editor de imagens, para ficar melhor por que não usar um editor de imagens que abra pdf? O Gimp faz isso, o Photoshop também, depois é só imprimir ou salvar como .gif, .tiff, ou a extenção nativa do editor de imagens. Atenção na hora de abrir o arquivo alguns editores de imagens vão perguntar qual resolução deve ser usada, experimentem 300 pixels/ polegada, ou um pouco mais.
E para quem quiser salvar como pdf? É só baixar o Pdf 995 que cria uma impressora virtual, ao mandar imprimir na impressora virtual (PDF995) o arquivo não será impresso mas salvo como .pdf

Abrir o arquivo Pdf em um editor de imagens ajuda muito principalmente porque algumas lacunas são incrivelmente pequenas para o que se deve escrever, e claro tem sempre algumas correções a serem feitas.

Obs: o Gimp e o PDF995 são programas gratuitos e sem nenhuma restrição, o Photoshop pode ser baixado para avaliação com restrições.

No caso dos formulários que podem ser preenchidos, mas não podem ser salvos, (Formulário Federal, Fillable form/Formulaire à remplir à l'écran) a solução acima pode ser usada, mas o aconselhável é preencher e deixar o documento aberto, e invés de desligar computador colocar-lo para hibernar, depois é só ligar o computador e continuar de onde parou. Quando terminar é só imprimir tudo.

Nenhum comentário: