Começo do processo com envio do dossiê

26 de agosto de 2009

Site de buscas




Imagino que muita gente já teve dificuldade em achar algo relacionado ao Canadá francês nos sites de buscas, Isto é extremamente normal se pensarmos que estes sites dão preferência aos resultados que devem nos interessar mais, as vezes eles erram.

Felizmente podemos configurar os sites de buscas e contornar este problema, para ter uma idéia do que estou falando coloquei abaixo dois links do Google e do Yahoo, os dois links são da mesma pesquisa sendo que o primeiro está orientado para o Brasil e o outro para o Canadá.

O termo pesquisado foi "Evangeline", heroína de um poema que conta sua estória durante o período da expulsão dos acadianos.

Pesquisas:
Google brasileiro http://www.google.com.br
Google canadense http://www.google.ca/intl/fr/
Yahoo brasileiro http://br.search.yahoo.com/
Yahoo canadense http://qc.search.yahoo.com/

Os resultados são bem diferentes, inclusive se configurado para resultados orientados para a população do Canadá haverá uma diferença entre resultados franceses e ingleses.
O Google e Yahoo, claro, não são os únicos sites de busca e o Altavista é ainda mais fácil de configurar é só clicar no link que fica no canto superior direito e escolher o pais, no caso do Canadá o pais e a língua.

Agora é colocar os links acima nos favoritos e observar sempre se a pesquisa será feita na língua desejada.

Nenhum comentário: