Começo do processo com envio do dossiê

11 de setembro de 2009

Como aprender francês

 


Acredito que para nos comunicarmos em outra língua devemos dominar três fatores:
A expressão escrita, a expressão oral e a compreenção oral.
Antes pórem é preciso ter uma base de gramática e vocabulário, esta base é a parte mais cansativa e demorada.

Vamos por partes, para ampliar o vocabulário aconselho anotar cada palavra nova em uma parte especifica de um caderno criando uma lista, pode ser as últimas páginas, cada palavra deve ter uma explicação em portugues ou francês. O bom é que podemos revisar todas as palavras de tempos em tempos, algo que fica difícil quando anotamos no livro ou na ficha ao lado de um palavra que não conhecemos.

A parte de gramática não é muito fácil mas acho importante concentrar em: Accord du participe passé, trait d'union(números e palavras), acentuação e por fim o mais importante a conjugação. A conjugação só se aprende com treino não tem jeito, escolher as terminações, ir, er, etc. e conjugar em todos os tempos de preferência escrevendo, prestando atenção às regrinhas de composição.

Superada esta primeira fase a seguinte é um pouco frustrante pois a evolução é mais lenta e já nos sentimos capazes de nos comunicar e um aprofundamento parece desnecessário. Este pode ser o momento de ter um
professor particular e concentrar os estudos nos pontos fracos de cada um, focando na expressão escrita, expressão oral e compreenção oral.

A expressão escrita se resume a fazer redações, corrigi-las e analisar os erros, ao menos uma por semana.

Para a expressão oral a conversação pode parecer, mas não é o modo mais eficaz de aprender, na verdade está longe disso, na minha experiência fazer um resumo oral de um assunto, de um livro, do capitulo da novela ou de uma estória qualquer é cansativo mas muito produtivo.

A compreensão oral parece ser o mais lento dos fatores citados, mas vendo meus filhos aprender a falar percebi a necessidade deles de assistir um filme, ou ouvir uma estória repetidas vezes, acho que este é o segredo, não é só assistir um filme, ouvir uma música mas faze-lo várias vezes. Conhecer o vocabulário local também é importante, para por exemplo saber que se você vai comer Les pets de soeurs não são os animais de estimação da irmã e que Pouding chômeur não é um pudim desempregado.

Escolhi, ao acaso, o filme abaixo e resolvi escutar até furar o disco pra tentar entender, não entendi tudo, mas espero que alguém possa dar uma mãozinha.



O que eu acho que ouvi:
ok, on est là, regardez bin ça
lá c'est l'stationnement à mon ... père
Là c'est la rue
on peut même pas sortir
ya quasi ... un mètre de neige
c'est pas trop
mas quand on va se dririger, on va se dririger
regardons ya un bout de gazon, wha, wha, wha

***
on voit très bien que ya pas beaucoup de neige,
mais non, regarde ce voisin
on a même du gazon, ciboire!
c'est pas si pire, c'est pas si pire;
par exemple si on regarde là
hey mon auto, je viens de perdre mon auto lá dans le banc de neige.
mais ça y est, c'est ma ...
comme est ce que je vas faire pour sortir drette lá
astheure lá
mais, attend une minute là
ho non, tabaruete,
est-ce que il y a quelq'un qui peut me sortir sortir drette lá?
...

Eille! calveuse. l'autre bord c'est encore pire, peut meme pas y aller

***
le mien, pour quoi le mien? ...
ho non! y faut ...appelle le secousse
 

2 comentários:

Unknown disse...

gostei do seu post mas, no meu caso, funciona um pouco diferente....

eu acredito e sinto que tudo que é passivo (ler, ouvir) é beeeem mais fácil... eu tô indo pro intermediário da aliança mas eu vejo tanto filme em francês, música, fui pra frança... entendi quase tudo que o video falou.... textos então.. nem se fala.. mas eu já tenho mais facilidade pq francês é a 3a língua latina, então vc consegue entender muito pelas "raízes"...

Anyway... eu acredito de verdade que a gramática é um meio facilitador e um atalho para a língua...

Mas eu acho que antes de estudar e estudar.. tem que perder o medo... eu tava lá no metro em paris, com meu francês básico e tinha que reclamar que a mulher não me deu um cartão lá... eu falei, misturei... gastei todos os meus neurônios.. e a mulher, que só fala francês e tava revoltada pq eu tava reclamando me atendeu hehehehe...

Acho que cada um tem um método de aprendizado... mas certeza que estudar é fundamental...

beijocas

!Lá Vamos Nós! disse...

Gastar todos os meus neurônios é falar em outra língua com alguém com lábio leporino, falo por experiência.

Só não entendi bem qual a diferença.