Começo do processo com envio do dossiê

2 de fevereiro de 2010

Fevereiro Chegou

Solzinho batendo na janela, a grama aparecendo, detalhe está -7ºC, que nem é tanto se comparado com a média para o período.

Foto 02/02/2010

Começo de mês é época de carregar o cartão Opus. O cartão Opus é usado para pagar trem, ônibus e metro. Com o cartão é só ir a um posto de serviço, ou guichê eletrônico e comprar a passagem e carregar no chip, outra opção é comprar o título anual pela internet e receber o cartão em casa com seguro contra perda. O título anual nada mais é que uma autorização para debitar em conta ou no cartão o valor de cada mês, pode ser feito no site do Opus ou do trem para quem quiser incluir trem a vantagem é que o 12 mês do trem é grátis.

Cobrador eletrônico de ônibusCartão Opus

Para quem tem o cartão nem precisa tirar da carteira é só passar a carteira sobre os leitores no local onde se vê o desenho do cartão, quem não tem o cartão coloca as moedinhas na fenda (2,75$) e espera o ticket sair o ticket é válido por duas horas, na próxima vez é só inseri-lo como na figura e esperar que ele saia.

Nós carregamos sempre a passagem mensal que vale para ônibus e metro, mas também incluímos o trem. E todo começo de mês temos que carregar o chip é a primeira despesa do mês. Quando não carregamos antes da mudança do mês temos que pagar o ônibus para chegar a uma estação é aí que mora o perigo pois a passagem tem que ser paga nos ônibus e a maquina recebe moedas, mas se for a mais, ela não dá troco como as de refrigerante ou salgadinho Acho que uma máquina que desse troco seria mais cara e não daria o mesmo lucro.

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei a dica do débito automático anual! pra quem planeja a vida a longo prazo... segue bonito!

merci!

bjks
petula

Anônimo disse...

Oi Gente, bom me chamo Carol e acompanho o blog de vocês a um bocadinho de tempo...Fala sério, é super interessante!!! Brigadão por tanta dica e pela paciência em disponibilizar isso tudo pra gente que ainda não chegou ai.

Abraços,
Carol