Começo do processo com envio do dossiê

12 de abril de 2010

Lavando roupa Tutorial

Da esquerda para direita amaciante de papel, removedor de manchas, amaciante líquido e Sabão de lavar roupas.

Esse post é dedicado a voce, amiga dona de casa e também a todos os filhinhos e filhinhas da mamãe que não estejam familiarizados com os serviços domésticos em geral.
Lavar roupa aqui em Montreal, quando mora-se em prédios, não é uma coisa muito óbvia ou fácil.
Geralmente os edifícios aqui tem uma lavanderia comum para todos os moradores. No nosso prédio em particular não é permitido ter lavadoras ou secadoras (laveuse e secheuse) dentro dos apartamentos, mas isso não é uma regra geral.
Cada lavagem ou secagem custa entre $1,50 e $1,75 aqui pagamos com moedas de $0,25 mas em alguns lugares é com um cartão de recarga. Para obter as moedas falamos com o Concierge ou podemos pedir no Banco...
O sabão de lavagem (lessive) de roupa é geralmente líquido mas pode-se encontrar em pó, eu só comprei uma vez, pois para os que, como eu, tem que descer com todo o arsenal de limpeza e mais uma tonelada de roupas não é nada pratico, o saco é muito grande e não tem medidor.
Para tirar manchas uso um produto removedor de manchas chamado OXY-PRO (primo do Vanish) que em 98% dos casos não mancha o tecido e retira totalmente ou quase, todo tipo de sujeira. Aplica-se sobre a mancha antes de colocar para lavar.
O amaciante pode ser líquido ou em folhas de papel. O líquido recomendo só para quem tem máquina em casa e que tenha depósito para o amaciante, as máquinas das lavanderias em comum geralmente são jurássicas e não vem com esse advento tecnológico. Nesse caso tem-se que esperar pelo enxague nos últimos 10 minutos de lavagem para colocar o amaciante, nada prático!
Os papéis amaciantes por outro lado são muito mais práticos! Usamos na secagem e ele ajuda a diminuir a eletricidade estática, potencializa a secagem, deixa tudo macio e cheiroso. Eu só descobri esses benditos por acaso numa liquidação do supermercado... Fique atenta, amiga dona de casa, a toda e qualquer aglomeração de mulheres em gôndolas de supermercado podem indicar um bom produto que devemos investigar!
Agora a ciência da lavagem em si! Os ciclos de lavagem variam entre 22 a 26 minutos. A lavagem no ciclo de roupas brancas usa só água quente e a do cores vivas usa só água fria. Todos os outros são com água morna. Nas máquinas aqui de casa existem 6 tipos de ciclos de lavagem :
  1. tecidos brancos Blanches
  2. tecidos cores vivas couleurs vives
  3. tecidos delicados delicats
  4. tecidos sintéticos (que não amassam) infroissables
  5. Roupas de lã lainages
  6. tecidos Coloridos couleurs

A secagem tem três opções de ciclo: brancos, sintéticos e delicados. Em todas as máquinas que eu usei até hoje eles são de pelo menos 60 minutos cada. Aviso que as roupas secas na secadora podem encolher. A secadora de roupa tem um filtro que deve estar limpo para que ela funcione a contento. Lembre-se de sempre verificar antes de começar o ciclo e de limpá-lo após o fim da secagem.
Aqui no prédio temos apenas 3 lavadoras e 3 secadoras. O método que uso atualmente e que foi o melhor, mais rápido, eficaz e econômico, para nós que temos semanalmente pelo menos 4 lavagens de roupa para fazer, é o seguinte:
Primeiro eu escolho um horário estranho para encontrar a lavanderia vazia e uso todas as máquinas ao mesmo tempo (sei que é feio e pouco civilizado, não recomendo, mas faço sempre que posso) lavo tudo e só depois começo a secar. Na secadora não entram as roupas sintéticas, roupas íntimas, pijamas, roupas de baixo etc. Essas eu trago para secar no varal, no inverno esta é uma pratica recomendável e é ecológico pois economiza a energia do umidificador, além do dinheiro da secagem ;D
Nas secadoras daqui podemos colocar moedas a mais e assim aumentar o tempo de secagem geralmente coloco $1,00 a mais e seco todas as roupas. A minha meta é nunca gastar mais do que $10 semanais.
As dicas mais importantes de todo esse falatório são: seque tudo junto, junte sempre a maior quantidade possível de roupa suja, retire as roupas pequenas e seque-as dentro de casa e compre amaciantes de papel a roupa fica muito menos amassada e para pessoas, como eu, adeptas do modo gênio da lâmpada de viver, fica menos na cara que a pessoa saiu de dentro da garrafa.

8 comentários:

Anônimo disse...

Oi pessoal,

ótimo post, adoro essas dicas páticas do dia a dia...

Abraços,

Silvana
bialusf@hotmail.com

P disse...

amei sua dica. eu jamais saberia dessas coisas e fico muito grata opr você compartilhar. a gent e chega com a "facilidade" pelo colega que já se estrepou antes... por exemplo, quando você fala que o primo do vanish serve nos 98%, imagino que não foram nada bonitos os 2% em que eles deram aquela manchada, né?
:P
merci!

Florence disse...

Mto bom msm seu post! Utilidade pública!! :))

Beijos1

Florence

Unknown disse...

Adorei o post...

vou ficar 2 meses ai em montreal e será inevitável lavar roupa ai ai ai.. que meda....

mas as roupas brazucas não encolhem na secadora???

beijos

Maíra disse...

Fui apresentada à maquina de lavar e à secadora hoje! Seu post vai ser muito útil!!!

Obrigada! :)

Maíra.

Patitando disse...

Olá, cheguei ao seu blog a pouco, mas gostei muito dos posts de utilidade pública! Estou fazendo um link para uma seção que tenho em meu blog, ok?

Aí vai o link: http://patitando.blogspot.com/search/label/Li%20em%20um%20blog

Obrigada!
Abraço,
Pati

merciquebec disse...

adooorro. como disse a paty acima. utilidade publica! bjoka. elen=0)

Lely disse...

ADOREI o post.
Estou com um pouco de medo de lavar roupa e estragar tudo, mas para uma inapta em tarefas domésticas como eu, foi uma excelente fonte de informação e conhecimento.
Muito obrigada!
:D

abraços

Lely