Começo do processo com envio do dossiê

10 de setembro de 2010

Coisas do Brasil


Há! A lembrança de lugares e feitos de minha infância, isso não encontrarei mais, em meu futuro está outra terra outro feitos, mas mesmo em outras terras me seguem a lembrança e a amizade daqueles que por aqui ficaram.

Estou no Brasil, na hora rush, e agora? Pense em alguém que faz meses que não dirige um carro com cambio manual... que as vezes esquece de trancar as portas, que não consegue mais prever em quais ruas é possível passar nesta hora. Por que tem tanto carro por aqui? É uma loucura após as 17:00 a velocidade média do trânsito do Recife fica entre 5 e 10 km/h .

Por que aqui tem tanta gente por toda parte? Nas margens do Capibaribe moram muitos, alguns em prédios altos e belos, outros amontoados em palafitas de papelão e madeira de demolição, seres humanos em condições desumanas, como é que tanta ente se sustenta com uns 310,00 Cad por mês, como pode o trabalho ser tão desvalorizado?

Fecho olhos e o Brasil entra pelos ouvidos, ouço quem fala com orgulho de mal-feitos e desrespeitos, o carro de som que toca o gingle do neto, mais novo e mais inútil, de um velho político. E eu escuto “haa, essa novela fala muito sobre esse assunto”, que bom que temos as organizações Roberto Marinho para formar a opinião dos brasileiros, onde quer que eles estejam.

A distancia de nossa terra natal nos traz mais forte o orgulho de nossa nacionalidade, mais então voltamos ao nosso “contré” e... Poxa que dificuldade, mas tudo bem, depois das eleições eu volto para Glenmount.

Ainda assim pequenos prazeres de minha terra natal me aliviam a saudade de minha casa, em Montreal claro. Uma boa Coca-cola do Brasil, no Canada quando se abre uma Coca ela faz: tsshhh, mas a gente não faz “o ahhhh!” Como fazemos aqui. Humm hoje comi um saboroso inhame com queijo, lá também tem, mas se chama Yam, e é amarelo, não é com o daqui. Que bom ir no Boticário, levar um pouco dos bons cheiros daqui. Acho que vou fazer uma tapioca.

Alguns falam em se sentir imigrante, não ser completo, nem brasileiro, nem canadense, isso não penso, ainda não. Me sinto alguém que se mudou para um outro bairro e está muito feliz com a mudança.

2 comentários:

Luh e Fred disse...

Eh um misto de emoções neh? mas a certeza de ter tomado a decisão prvalece... boa sorte!

quebecparanós disse...

q texto bacana. penso q tb me sentirei assim: apenas mudei de bairro. aproveite para matar saudades,