Começo do processo com envio do dossiê

8 de setembro de 2010

Caçando quebecois


Vídeo legal este, gosto muito, mas fico pensando por onde andam esses quebecois?

Montreal é uma cidade de imigrantes, eu arriscaria dizer que aqui para cada 10 pessoas com quem falamos em francês umas três são quebecois, :) talvez 1 "de suche", (quebecois de família tradicional). Mas são gente muito boa, só que em Montreal parecem ser minoria. O supermercado que vou é italiano, os funcionários do Tim Hortons são imigrantes, dando duro por uma primeira experiencia de trabalho no Quebec, falando em trabalho, os funcionários do CLE também são imigrantes.
Falei do CLE mas este não conta pois tenho que ir em Cote des Neiges pois moro perto e em CDN a população de imigrantes é bem grande.

Na região de Montreal as pessoas escolhem seus grupos e se relacionam entre si, os imigrantes mais ou menos misturados, mas preferem relacionar-se com outros de mesma língua ou cultura. Os quebecois relacionan-se mais entre si, não que se recusem a relacionar-se com as outras comunidades, mais por causa das barreiras linguísticas e por ter um circulo de amizades consolidado acaba se isolando em um outro mundo, condições económicas também dificultam a aproximação.

Na prática não é sempre que vemos um quebecois no mercado chinez, ou na loja de usados, também é um pouco dificil uma criança imigrante ter vaga em uma CPE onde a maioria entra por indicação, é... eu sei que tem uma fila. Quem passou pelo processo sabe tem que esperar, um dia a cartinha chega, no Canada é o mesmo. No Canada também tem cartinhas e ir à caixa do correio acaba virando uma obsseção. O importante é que um dia nos damos conta que as coisas estão se organizado, que já falamos melhor a língua, que somos aceitos e a vida continua, ou recomeça.

Vendo o vídeo lembro que o inverno está chegando o calor ainda fez algumas aparições em setembro, mas em breve estaremos todos com esses casacos, fazendo anjos de neve, descendo montanha, congelando os silios, hehe, congelar os sílios acontece.

Nenhum comentário: