Começo do processo com envio do dossiê

18 de fevereiro de 2011

Meu GPS


A Francesa (é assim que chamamos nosso GPS) esteve adoentada esses dias, fiz um update nos mapas e de repente parou de funcionar, depois de instalar programas, reinstala-los, renomear pastas, finalmente voltou a funcionar e nem sei como fiz para voltar ao normal. Na proxima vez vou pensar duas vezes antes de atualizar.

GPS são coisinhas muito úteis em terras estranhas, mas também são as coisas mais cobiçadas pelos drogados daqui. Um dia desses saí de casa e vi algo que toda semana eu via no Brasil, vidro de carro quebrado na calçada, tinha sido o GPS dos nossos vizinhos que tinha sido roubado. Eles foram na polícia e acho até que foram foram ressarcidos pelo prejuízo. Há quem diga que devemos evitar os suportes de para-brisa, limpar o vidro para tirar a marca da ventosa, usar outro tipo de suporte que possa ser retirado sem deixar marcas e claro nunca deixar o GPS à vista. Eu ainda uso o suporte do para-brisa mas nunca deixo-o fixado quando saio do carro, é... a coisa é grave assim.

Essas coisinhas muito úteis ás vezes nos aprontam, na verdade não é muito culpa deles. Um dia desses peguei um endereço em Laval e não tinha jeito do GPS encontrar o local nem me deixava terminar de digitar o endereço, acabei usando o Google maps do celular. Na verdade não era Laval era "municipalité de Chomedey sur l’île de Laval"*, e aqui existem diversos locais assim como Le Gardeur, Repentigny, que é a cidade é Le Gardeur no município de Repentigny. O problema é que muita gente no endereço escreve o nome do município e não o da cidade. Para evitar problemas o melhor é tentar incluir o código postal na hora de inserir o endereço no GPS.

Pois é a francesa esteve parada uns dias, resolvi fuçar, de tanto mexer descobri que o meu GPS é um tablet pc rodando windows ce. Mas para ter acesso é preciso colocar uns programas na memoria micro-SD, então no boot o GPS entra no windows, sendo possível acessar por lá o programa original do GPS assim como outros programas que se queira instalar, para por exemplo usar o GPS no Brasil. Também é possivel assistir filmes, editar textos, tocar mp3, jogar e um monte de outras coisas que um tablet pc pode fazer. Se vale a pena hackear o GPS? Para quem quer levar o GPS para o Brasil tem curiosidade e paciência para encontrar os programas e instala-los ou se o seu GPS já está muito ultrapassado pode ser, mas como aqui e no Brasil é proibido assistir filmes e dirigir e como os celulares já fazem um tantas de coisas legais, achei melhor deixar como está.

*Laval se situa numa ilha, é conhecida como île de Laval, mas oficialmente se chama Île Jésus.

Nenhum comentário: