Começo do processo com envio do dossiê

14 de fevereiro de 2011

A síndrome da deterioração do inglês


Em Montreal tanto o francês como o inglês são utilizados, mas há quem viva com um ou outro exclusivamente, ou como a maioria utilize mais o francês. Mas quando optamos por uma língua o fazemos em detrimento da outra, no caso o inglês e não adianta ter inglês fluente, ter vivido em inglês, parou de usar uma língua ela vai se deteriorar.

Não é algo que acontece do dia pra noite, logo que optamos por uma língua, acontece aos poucos, insidiosamente. Um dia você começa a falar com alguém em inglês e seu francês fica querendo se meter na conversa, alguém pede para soletrar algo e de novo, saí um "û" no lugar do "iu". Se durante a conversa te perguntam se você fala francês o caso é grave.

Então a gente lembra que quando chegamos no Quebec falávamos inglês invés de francês, que agora entendemos perfeitamente a programação inglesa da tv e na hora de falar... Mas não acho que perdemos a outra língua, ela só fica meio preguiçosa temos que exercita-la sempre que possível, tem sempre alguém com quem podemos falar em inglês, um amigo, um colega, um vizinho ou um cara na parada de ônibus, temos que encarar como um exercício, as vezes é difícil, mas é muito necessário.

Um comentário:

Anônimo disse...

É esse o meu medo gente, pq eu falo inglês fluentemente, limpo e tal... meu medo é me dedicar no francês e a qualidade do meu inglês cair sabe... mas vamos exercitando sempre que der, não é... rs

sorte e sucesso a vocês.