Começo do processo com envio do dossiê

25 de março de 2011

Vamos pedalar!

Não há nada melhor que pedalar nas ciclovias aqui e quem gosta de bicicleta (bécique em quebecois) já começa à avoir fourmis dans les jambes ao primeiro sinal da primavera. Para quem está pensando em começar eu preparei um pequeno dicionário que pode ajudar. *



Bécique; vélo - bicicleta
Casque - capacete
Crevaison - pneu furado
Gants - luvas
Mouliner - pedalar de forma constante
Remendo - Patch

Semana passada eu li um post muito interessante alertando sobre uma bicicleta em promoção no Canadian Tire, custo 99,99 $, esta semana recebi o jornal do Wallmart e encontrei uma promoção ainda melhor $98.00, mas não é o preço que é melhor é a quantidade de marchas a do Wallmart tem 3 a mais. Quem gostou da dica pode parar de ler e ir correndo aproveitar, mas não se esqueça de incluir na compra luvas e capacete.

Para quem decidiu comprar uma bike o principal a ser considerado na escolha é o material, alumínio, cromo, ou ferro, o numero de marchas, 18, 21 ou 27 marchas e o peso. Por um pouco mais de $$ pode-se comprar uma bike "confortavel" full-suspension, com amortecedor na frente e atrás, mas seria um erro pois cada suspensão acrescenta um peso que vai parecer uma tonelada subindo o Ch. de la Cote-des-Neiges. Para bicicletas de menos de 600$ os amortecedores devem ser evitados. As bicicletas de ferro além de serem mais pesadas o sal que jogam nas ruas as faz enferrujarem mais rápido. A bicicleta ideal para passear em Montreal é de alumínio, tem bagageiro e para-lamas.

Deve-se pensar também se a bike vai ser mesmo usada, algumas pessoas fazem dois ou três passeios no verão e não acham mais tempo para pedalar, a cidade está cheia de bicicletas de 100$ abandonadas, passando invernos acorrentadas a postes e grades. Para quem quer dar uns passeios no verão a opção pode ser alugar ou se inscrever no Bixi, sei que algumas lojas na rue Rachel Est alugam. Minha sugestão é procurar a My Bicyclette que fica perto do Marché Atwater e ao lado de uma das melhores ciclovias de Montreal. O preço do aluguel não é super barato mas é melhor que comprar uma bike descobrir que ela só serve para ocupar espaço.

Bixi

Aqui podemos podemos pedalar sem medo, já pedalei em uns lugares bem estranhos e quando eu achava que ia aparecer uma gang de mal-encarados aparecia um casal de velhinos passeando com seu cãozinho ou alguma moça correndo sozinha em passagens subterrâneas cheias de pichações. No entanto os estacionamentos de bicicletas são bem visados pelos ladrões e uma boa corrente deve prender não só a bike como as rodas e o selim.

Bem, enquanto a temperatura não chega aos dois dígitos positivos fico sonhando com meus passeios favoritos:
  • Piste cyclable du Canal de Lachine
  • Piste cyclable du canal de l'aqueduc
  • Piste cyclable des Berges
  • Piste cyclable Le P'tit Train du Nord (minha preferida)

* O dicionário mais completo está na pagina que fiz para fiz para PEBC.

Nenhum comentário: