Começo do processo com envio do dossiê

16 de março de 2011

Neve! II

Este post é uma sequencia de um post de novembro passado, aquele foi o primeiro mês de neve e espero que março seja o ultimo deste inverno.

Este é o nosso segundo inverno e só agora podemos dizer que tivemos um inverno canadense, isso porque o inverno passado, de 2009/2010, foi muito menos rigoroso. À esta época no ano passado já não tínhamos mais neve, as ciclovias estavam desimpedidas, tivemos alguma neve em março, mas muito pouca e era Neige Fondant, do tipo que cai e logo derrete, neste mês de março tivemos temperaturas negativas de dois dígitos e deve ter caído tanta neve quanto em todo o mês de janeiro de 2010. Agora esta chovendo e a torcida é para a chuva derreter o que resta de neve na rua.

Foto de 02 de fevereiro de 2010, neve já sumindo.

Foto de 11 março de 2011, 30 cm no mínimo de neve.

Ao menos o pior já passou, considero que o pior são os dias escuros do mês de dezembro e janeiro quando o sol se poe às 16:30. Agora os dias tem quase a mesma duração dos dias no Brasil. Mesmo os dias sendo mais curtos durante o inverno não deixamos de ter dias ensolarados de céu azul sem nenhuma nuvem, o único porém é que os dias ensolarados são os mais frios.

Qual é mesmo o meu carro?

Ultimamente tivemos uma boa variedade de precipitações, flocons de neige que é a neve bonitinha em forma de estrelinhas, poudrerie que são os cristais de neve que ao serem soprados por um vento forte se transformam em pó de neve, grésil que são gotinhas congeladas, bruine ou garoa, brouillard que é névoa e chuva comum. Felizmente não tivemos, ainda, a pluie verglaçant que é a que cai liquida e congela ao toque.

Q friiiio!

Muita neve pra brincar

Durante o inverno antes de dormir vejo a previsão para o dia seguinte e às vezes a previsão é: neve abundante com acumulo passando os 25cm. Nem considero que a meteorologia sempre arredonda para mais e fico preocupado, na verdade penso como vai ser bom ficar na cama e que todo mundo fará a mesma coisa. Acordo, ao som de pás tirando a neve e tudo branco, algumas pessoas já estão correndo para os trens, onibus, sei-lá. Sempre correm boatos que tudo vai parar no dia seguinte e no dia seguinte é como se nada tivesse acontecido, Montreal não para no inverno e as pessoa aqui veem o inverno de um modo diferente, conversando com a senhora que faz a travessia das crianças no cruzamento disse que estava preocupado com o frio por causa da gripe ela me disse: "o que dá gripe são as bactérias e não o frio", ha tá, acho que ela abre a janela da casa dela pra baixar febre.

Montreal não pára

No inverno ou as pessoas se divertem ou se deprimem, o melhor é sair, brincar na neve, escolher o esporte de inverno favorito e se divertir. Em Montreal em algumas praças tem campos hockey, outras pistas de patinação e não é incomum ver pessoas com esquis nos ônibus, provavelmente indo para o Mont-Royal. Existem muitos esportes que podem ser praticados indoors, mas creio que quem praticou snowboading vai achar muito mais interessante o inverno que alguém que fez natação.

E a primavera está dando os primeiros sinais, já começamos a ver as gaivotas, uns patos e mais passarinhos. Em breve virão mais mendigos (não que sejam muitos, é que no inverno eles são pouquíssimos), muito mais bicicletas, as motos, os carros esporte (Ferrari, Lamborguinis, etc)* e por fim o dentes de leão.

A primavera aqui passa logo. A piada aqui é que haviam duas pessoas conversando, um perguntava ao outro: Você viu a primavera. E o outro responde: Não, eu saí mais tarde do trabalho. Basicamente temos o inverno e a estação dos consertos nas ruas. Na verdade a primavera é curta mas muito bonita e o verão é ainda mais, saímos às ruas, nos encontramos nas praças, os dias são longos e não nos preocupamos ao andar pelas ruas. Então bye, bye hiver.


*
No inverno só podem circular veículos com pneus específicos para a neve, e para motos e carros esporte não existem. A obrigatoriedade do uso dos pneus de neve termina dia 16 de março.

Nenhum comentário: