Começo do processo com envio do dossiê

25 de junho de 2009

Dalf C1


Enquanto espero o pedido exames médicos, resolvi fazer uma prova para certificar o meu conhecimento de françês, fiz então o Dalf C1. Ainda não sei o resultado, mas posso dizer que não foi fácil. A prova é dividida em duas partes feitas em dois dias, uma parte individual, 05/06, e uma parte coletiva, 18/06/2009.

Na parte individual somos chamados um de cada vez e recebemos dois textos, temos então uma hora para ler e preparar a apresentação de um resumo inspirado nos textos que contenha elementos que não estão nos textos, originais, e meia hora para apresentar.
O mais importante é a estrutura, a argumentação e a fluência. Claro que na hora o stress é grande, no meu caso acredito que como fui o último a se apresentar devo ter perdido uns bons pontos só pro ter sido escalado para às 13 horas, a professora já estava com aquela cara de quero almoçar mas gostou da estrutura lógica da minha apresentação e falou de alguns erros de concordância.

A parte coletiva é a mais longa é feita uma compreensão oral, 40 min, uma interpretação de texto, 50 min, uma síntese de textos 2 h 30 e uma redação 30min, os tempos são aproximados e podemos usar um pouco de um para terminar o outro.
Na compreensão oral escutamos uma entrevista longa duas vezes respondemos as questões depois escutamos vários trechos de entrevistas curtas com uma escuta.

Para quem consegue assistir um filme todo em francês e entender bem é um começo a prova é muito pior todas as entrevistas são feitas no meio da rua ou simulando um radio velho, a qualidade do som é propositadamente alterada para dificultar, agora tente entender alguma coisa.

Então vem a compreensão de texto toda atenção é pouca só tem casca de banana, algo como foi a tarde ou as 17 horas?

A ultima parte é a produção escrita, uma síntese e uma redação. Na síntese são dados dois textos tem que ser feito um resumo sem repetir grandes porções dos textos dados sem escrever algo que não conste nos textos e o texto e tem que ter uma estrutura própria respeitando o número de palavras exigidas entre 200 e 240. Para a redação é dado um texto base que serve como referencia mas pode ser ignorado, o limite de palavras é entre 240 e 260, escrever e contar as palavras não é fácil.

No Dalf a qualidade jornalística é muito importante é preciso saber organizar as idéias, algo como apresentação, introdução, desenvolvimento e uma conclusão. A nota mínima é 5 vamos ver no que dá.

Nenhum comentário: