Começo do processo com envio do dossiê

28 de junho de 2009

TCFQuebec e TOEIC




Ao dar entrada no processo de imigração incluímos no nosso dossiê um certificado do TCF para o Quebéc. Notamos que após o nosso processo isso começou a ser cada vez mais comum, como li nos blogs: VG, RECIFE CANADA, CAILLOU, inclusive, conheço casos de pessoas que foram para entrevista e ficaram na 'recuperação', e lhes foi exigido o TCF para tentarem alcançar um determinado nível para serem aceitas pelo Quebec!
Hoje lendo um post do Blog Do Brasil ao Canadá vi que um deles fala querer fazer testes de nível para enviar com a documentação do processo provincial! Decidi então fazer um breve relato da nossa experiência com o TCF para o Quebéc e com TOEIC que fizemos, quando posteriormente, nos pediram para certificar o nosso conhecimento de Inglês.
Estávamos reunindo os documentos para começar nosso processo de imigração e vimos que era necessário comprovar no mínimo 150hs de estudos de francês, no site também é sugerido alguns testes de certificação. Escolhemos fazer o TCF, nos pareceu o mais simples e também era específico para imigrantes do Quebec.
Atrasamos o início do processo esperando o resultado desse bendito TCF, enviamos o dossiê com os resultados em julho de 2008 e no final de outubro recebemos uma carta solicitando, entre outros documentos uma certificação de proficiência em inglês.
Ficamos desesperados pois sabíamos que o prazo de inscrição dos testes tipo TOEFEL, IELTS e CAMBRIDGE já tinha acabado, ligamos somente para confirmar que as próximas provas seriam em janeiro de 2009 e nós que só tínhamos 90 dias para entregar estes documentos entramos em pânico pois não daria tempo.
Fomos no site da imigração e pela primeira vez notei que existia um outro teste aceito pelo governo do Canadá: o TOEIC , nunca tínhamos visto ou ouvido falar dessa sigla, fomos imediatamente pesquisar na internet pra ver se poderíamos fazê-lo. Depois de uma breve pesquisa achamos o ICI e os centros aplicadores no Brasil, ligamos para a escola mais próxima que encontramos e não só a taxa de inscrição deste teste é a mais barata, como também podíamos fazê-lo a qualquer momento, precisaríamos apenas agendar com alguma antecedência (3 dias) e os resultados levariam 15 dias para ficar prontos... Radiantes de felicidade agendamos para o fim de novembro, para assim estudar um pouco de inglês e desenferrujar.
A prova é dividida em compreenssão oral e interpretação de texto, não foi necessário falar ou escrever. Na internet encontramos alguns sites para praticar o nosso favorito foi o do Encomium Interactive que está dividido em 7 partes relativas a cada parte da prova.
No começo de dezembro já com os resultados enviamos nosso mini dossiê, encadernado e com índice. Foi simples fácil e barato! Recomendamos a todos!

Um comentário:

* Serena * disse...

Olha, que honra ter nosso blog ali citado!

Adicionei o blog de vcs ao nosso, agora estaremos acompanhando vcs =D

Muito obrigada pela dica, foi perfeita!! Os sites foram de grande valia, já estou vendo aqui e pesquisando tudo. Se ele é aceito pelo Canadá (e não tem nada melhor do que alguem que teve essa experiência relatar!), e menos burocrático e mais barato, vou pesquisar este mesmo!

Boa sorte no final do processo, vai dar tudo certo =D

Mias uma vez, mto obrigada!


Abraços,

Dani