Começo do processo com envio do dossiê

6 de agosto de 2009

Francês na tv

Ultimamente, com a ajuda do note, tenho jantado assistindo o jornal da TVA Quebéc, quem teve a oportunidade de tentar entender o francês do Quebéc sabe que não é fácil, pórem o francês no jornal é um pouco mais fácil e além de treino serve para me deixar familiarisado com o dia a dia das terras onde pretendo viver.
Foi assistindo o jornal que eu soube que um tornado passou em Mont-Laurier entre Ontário e Quebéc, que David Fortin está perdido desde fevereiro passado, que neste domingo fará um ano que Fredy Villanueva foi morto pela policia em Montreal-nord e que os liberais querem aumentar os impostos sobre combustíveis e criar novos pedágios na região de Montreal.

Entre uma publicidade e outra descobri esta cantora no vídeo abaixo.



Para assistir à TVA é só clicar no link abaixo ou colar o endereço no Windows media player
http://wwitv.com/stream/b2514.asx
Para saber o que estará no ar consulte a grade horária da TVA http://tva.canoe.ca/emissions/grille/, e escolha o que quer assistir.
Agora imagine Dr. House falando francês e mal dublado.

O que acho que vale mesmo a pena, além das notícias, são as pegadinhas que passam na segunda e na quarta e até já pegou o casal de brazucas, Rafa e Pat, como diz a sinopsis do programa são pegadinhas gentis, eu concordo e acho que são mais engraçadas que as que vemos aqui.


Já que estou falando em tv e francês quebecois não posso deixar de falar de Catherine que é um sitcom que passava na tv5, ou ainda passa. Os episódios estão disponíveis no Youtube além de muito engraçado tem legendas em francês da aliança.



Depois de tantas e tantas horas de francês da Aliança nos adaptarmos ao francês quebecois estando no Brasil não é fácil, mas se dispusermos de ao menos uma meia hora todo dia para ouvirmos o francês da Bela Provincia certamente teremos menos dificuldade de adaptação na chegada.

Nenhum comentário: