Começo do processo com envio do dossiê

28 de novembro de 2009

Pelas ruas de Montreal

O transito por aqui é algo que não dá pra imaginar quando se está no Brasil, aqui uma pessoa na rua tem o mesmo valor de um sinal, não existe sinal de pedestre, quando o sinal abre para os carros eles podem ir em frente mas só podem dobrar quando não houver pedestres atravessando e se não houver sinal pode atravessar a rua sem medo. Aqui carros, pedestres, bicicletas cadeiras motorizadas, motos, patins e outros tantos meios de transporte tem que obedecer as normas.

O pedestre aqui não pode tudo, ele pode ser multado se atravessar fora da faixa e não pode atravessar com o sinal aberto para os carros, quem for pego é multado mesmo.

Então resolvi fazer um pequeno tutorial pensando nas pessoas que não sabem que existe a versão brasileira de engenharia de trânsito

Faixa exclusiva para ônibus, lê-se faixa opcional para onibus.
Ciclovia, lê-se carroçavia, carrinho de pipocavia, etc
Sinal vermelho, lê-se sugestão de parada na via.
Posto de gasolina na esquina, lê-se atalho.
Guarda de trânsito, lê-se aplicador de multas.
Radar ou pardal, lê-se ou vai ser assaltado pelos bandidos, ou pelo Detran.
Portão de residência, lê-se estacionamento alternativo (se o pisca alerta estiver ligado pode, alias pode tudo)
Sinal de pedestre, o pedestre cansa de apertar o botão o sinal não abre ele passa de qualquer jeito mesmo e quando todos pedestres tiverem passado aí o sinal fica verde.
Algumas carteiras de identidade podem cancelar multas, dependendo da cara de pau do cidadão até a da OAB tá valendo, no bom e velho estilo "você sabe com quem está falando?"
Dos motoqueiros nem vou falar pois até já falei em um post antigo sobre um motoqueiro brasileiro no Canadá

Para quem chega o transporte é metro, onibus, trem e perna, mas poder olhar a paisagem e caminhar tranquilo não tem preço. Para quem ainda não está por aqui ter uma idéia fomos abordados na rua duas vezes e foi por duas senhoras idosas com presentes para nossos filhos, pra quem vem do Brasil fica só esperando aquela frase: agora faça uma contribuição, para isso ou aquilo.

Para ajudar ainda mais a andar pela cidade o sistema de transporte criou o site Tous Azimuts, neste site é só colocar o ponto de partida e o de chegada, ou mover em um mapa uma bandeirinha e o site mostra todo caminho a percorrer e todas as conexões necessárias.

E por aqui vamos aprendendo e explorando cada rua, cada bairo bem tranquilos, vendo muito de tudo, muita diversidade muita coisa nova a cada dia e assim nos vamos nos sentindo cada vez mais Qebecois.

Um comentário:

P disse...

imagino o fascínio de ver as coisas acontecendo assim, tão organizadas! eu também anseio por ver isso!!

adorei a dica do site. vou "colar" lá no meu blog!!

ps: está dando pra passear assim mesmo já com as temperaturas bem baixas? animador!!!