Começo do processo com envio do dossiê

12 de julho de 2010

Multa em Montreal é coisa séria


Acredito que aqui, como em toda parte, a multa é uma espécie de pedágio em que poucos pagam o que usam todos, o que aconteceria se ninguém cometesse infrações ou para onde vai o dinheiro já é mais complicado.

Aqui a multa ocorre com mais freqüência por não parar no arret, por velocidade acima do permitido e por estacionamento. O carro da polícia pára perto de uma placa de arret, de modo a não ser visto e passa horas e horas com o motor ligado à espera do infrator e todos são parados e multados, as vezes eles seguem um carro ao acaso esperando o erro, se você olhar no retrovisor e ver um carro da polícia atenção redobrada, tem que parar no arret e no sinal amarelo, se for um sedã branco pode ser um carro da policia disfarçado, na porta ele tem adesivos da polícia também brancos. A polícia também usa radares de mão, se estiver numa descida ou numa via de 4 faixas em que a velocidade máxima seja de 40 ou 30km/h muito cuidado alguém pode estar apontando um radar para seu carro.

Na região de Montreal é difícil achar vaga para estacionar e mesmo quando tem vaga temos que interpretar as placas, certificar-se que não há hidrantes ou ciclovias. Pode-se arriscar não fazer uma parada completa no arret, mais a vigilancia dos estacionamentos é mais rigorosa. Existem locais em que dependendo do momento pode-se ou não estacionar, existem áreas reservadas para moradores, para deficientes, mesmo em um parquímetro não se pode estacionar a qualquer momento.
Para estacionar tranquilo deve-se observar
  • O mês, entre dezembro e abril pode-se estacionar em quase qualquer lugar ou hora.
  • A seta, para esquerda significa á partir deste ponto, para direita, até este ponto.
  • Se tem o nome secteur marcado em vermelho, pode ser uma zona reservada para moradores.
  • A hora
  • O dia, ou dias da semana, ex. lundi jeudi, lundi et jeudi ou só um dia da semana.
E algumas ruas podem haver mais de uma placa e temos que levar em consideração o conjunto. Se no lugar do P tiver um octogono nem pense em parar.

Um comentário:

Um dia... Aline... no Québec disse...

Olá!

Complicado o negócio aí, hein! Decifrar essas placas aí, não vai ser fácil. Obrigada pela dica.

Tudo de bom!

Aline