Começo do processo com envio do dossiê

27 de julho de 2012

Arquitetos no Quebec

Antes de comentar a situação de nossa profissão em terras quebecas devo dizer que aqui tem empregos para todos, independente da profissão escolhida, só que para algumas profissões a inserção ao mercado de trabalho pode demorar um pouco, mas a sorte e o esforço árduo vão por fim trazer os esperados frutos. Creio que posso acrescentar que quem tem dificuldade em achar emprego no Brasil provavelmente terá aqui também.


Telhado esperando para ser içado. A casa ao lado está esperando  o 
revestimento externo que geralmente é vinil ou  tijolo de pedra,  sim
a madeira vai segurar os tijolos e não o contrario como no Brasil

Alguns meses depois...

Para quem está vendo as ofertas de emprego para arquiteto ou técnico em arquitetura devo dizer que exercer a profissão aqui é difícil. Imagine que você deve projetar uma nova garagem, para isso tem que saber qual a dimensão das pecas de madeira, qual a profundidade da escavação, qual tipo de isolamento e de qual forma será aplicado, quais leis se aplicam, como preparar um documento para fazer uma cotação de preço, quais permissões são necessárias, custos, etc. Para quem está chegando com a experiencia brasileira tudo isso é difícil.
O empregador aqui está procurando um profissional e não um aprendiz, aprender na pratica do dia a dia não é exatamente a realidade do mercado de trabalho por aqui.

Existem dois caminhos básicos na busca de emprego, ir direto às ofertas ou se preparar para o mercado.
A dica para quem quer ir direto às ofertas de emprego é buscar vagas onde prevaleçam o desenho técnico, em outras palavras procurar vagas de desenhista ou como projetista onde as normas e os conhecimentos específicos não sejam indispensáveis e acumular experiencia. Mas uma vez que o profissional tenha uma experiencia aqui ficara mais difícil de mudar de área, como sair do desenho para o projeto.


Se preparar para o mercado de trabalho significa voltar às aulas e as opções são muitas, um DEP (Diplôme d'études professionnelles  ), um AEC (attestations d'études collégiales), cursos como revit, um mestrado, MBA, etc. Alguns desses cursos podem ser completos em 5 meses. Para quem já tem os tantos anos de experiencia necessários para imigrar voltar às aulas pode se muito difícil e escolher uma opção realista será melhor que abandonar o curso. Para quem imigrou com pouco $$ e precisa dedicar-se aos estudos um prêts et bourses é um meio para ter uma fonte de renda, é possivel obter mais informações nas escolas ou universidades.
Para se inscrever em um curso é preciso verificar nos sites das instituições pois geralmente uns três meses antes do inicio do curso é feita uma apresentação (que não é requisito para matricula) que vai explicar todos os detalhes do curso.

Reconhecimento de diploma, sei que é possível e todo arquiteto que vem para cá diz que um dia vai pensar nisso, mas até agora não conheci ninguém que tenha o carimbo da ordem. Para quem não está familiarizado nem com a construção de garagens no Canada se  te perguntarem faça como todo mundo: diga que já leu no site da ordem isso ou aquilo e que um dia vai dar entrada.


Nos site de empregos encontra-se algumas ofertas de emprego para arquiteto ou técnico em arquitetura, mas ninguém quer um profissional despreparado ou sem experiencia no Canada, então muitos escritórios incluem na oferta o requisito de 5 anos de experiencia com código de construção do Quebec, Niemeyer aqui não teria emprego. Chegando na entrevista vão lhe perguntar qual experiencia você tem com o código para quem responde que é capaz de tudo a pergunta seguinte é explicar alguns dos parâmetros, também lhe perguntaram qual experiencia você tem com appel d'offre e soumission, e explicar a experiencia de trabalho anterior.


Algumas fontes de informação que podem ajudar:


Livros:
Fe r l a n d, Ré a l . 1997. La construction résidentielle. 2e éd.
Saint-Laurent : Éditions Multi-média. 211 p. (simplificado e bem gráfico)

Burrows, John. Construction de maison à ossature de bois--Canada
Société canadienne d'hypothèque et de logement (indispensável para projetos de casa de madeira, fonece os principais critérios contidos no Code du Batiment)

No Google books: Andre bergeron. La rénovation des bâtiments



Sites:
O site da  Société canadienne d’hypothèques et de logement (SCHL) é uma ótmia fonte de informações sobre a construção e manutenção de casas de madeira, também para quem está comprando ou já tem uma casa
 http://www.cmhc-schl.gc.ca/

Aqui conheci a APCDAO Associação dos profissionais do desenho assistido por computador que na prática é um grupo de receherche d'emplois para profissionais da área de tecnologia e engenharia, oferece uma pequena formação nas técnicas de construção e estratégias para abordar os empregadores, redação de CV, etc. Ligue antes diga a sua profissão e que está procurando um emprego.

Mr. Naoun

514- 750 3060

apcdao@videotron.ca
5056 cote des neiges #301 QC
H3V 1G6


Eu poderia aqui resumir todo o post dizendo: procure as ofertas de dessinateur de batiment ou volte as aulas para ser um técnico em arquitetura, administrador, inspetor, ou algo relacionado. As especializações e oportunidades são super vastas.

Ainda não conheci nenhum arquiteto que tenha vindo aqui e ficado rico, tido o reconhecimento profissional que tem algumas das profissões em demanda, mas aqui temos paz pra trabalhar e evoluir, depois de algum tempo comprar uma casa, andar de vidro aberto quando não estiver muito frio ;)
Esforço, sorte, indicação de alguém, tudo pode ajudar, mas é preciso ter competência. Aqui não existe a descriminação, desde que o profissional mostre que é capaz de trabalhar segundo os critérios locais.

4 comentários:

Camila Santos disse...

Galera, sou arquiteta de formação, mas pelo que sei a imigração não está recebendo dossies de que tem diploma de arquiteto, só tecnico, desenhistas... vocês na época em que enviarm o dossie foi com o diploma universitário? Sabem me dizer se posso enviar meu dossie com diploma e declarar que pretendo trabalhar como desenhista até receber o "titulo de arquieta"?

!Lá Vamos Nós! disse...

Não sei como funciona a analise do dossier mas aqui os seu títulos não tem importância onde vc te experiência eh o q importa. Aqui ninguém tem um currículo e envia pra todo mundo o q se faz eh um currículo em resposta a cada oferta, eh a mesma coisa se vc quer imigrar vc diz q tem o q eles querem: formação em arquitetura e x anos de experiência em desenho arquitetônico ou gerencia de projetos, vc deve dizer oq eles querem ouvir.

Unknown disse...

Oi,

Eu e minha esposa estamos em fase final do processo de imigração para o Canadá. Ela é arquiteta e eu sou administrador. Em pesquisa sobre a área de arquitetura, especialmente, acabei encontrando o blog de voces. Gostariamos de estabelecer contato para saber mais da realidade do trabalho em Arquitetura, dificuldades e oportunidades. Como poderíamos entrar em contato com vocês e conhece-los melhor?

Obrigado!
Felipe

Unknown disse...

Gostei das dicas. Consegui baixar o livro do John Burrows em PDF e vou lendo pra me preparar... Uma dúvida que ainda ficou é: Em Montreal a maior parte dos projetos é feita em francês ou inglês? Usam mais o sistema métrico ou imperial (pelo que tenho visto é imperial infelizmente...)?
Por ultimo, você pessoalmente trabalha como técnico/desenhista em arquitetura mas pretende dar entrada no processo de reconhecimento de diploma? Aqui na frança fiz alguns trabalhos freelance como desenhista e é isso que irei procurar no inicio pensando numa evolução a médio/longo prazo...
Obrigado por compartilhar sua experiência!
abraços